O seguro fiança, também conhecido como carta fiança, é um serviço oferecido pelas seguradoras, que serve como uma forma de garantia financeira em contratos de aluguéis imobiliários. Este serviço traz benefícios extremamente relevantes, tanto para o locador do imóvel, quanto para o locatário e, por isso, tem sido cada vez mais procurado nos casos de locações de imóveis.
O contrato de locação pode ser feito de acordo com as condições exigidas pelo locador, contudo, as mais comuns são: Exigência de um fiador (uma pessoa que se comprometa a arcar com os valores devidos, caso o locatário deixe de realizar os pagamentos referentes ao aluguel do imóvel). Contudo, nem sempre é fácil encontrar alguém que queira se comprometer com as suas contas. Por isso e pelo fato de envolver uma terceira pessoa, essa opção não é considerada uma das melhores.
A carta finança vem sendo mais procurada justamente por conta disso, por conseguir evitar que seja necessário envolver uma terceira pessoa em um processo de aluguel imobiliário. Além disso, este seguro oferece 100% de garantia de recebimento dos valores dos aluguéis e, por conta disso, traz mais segurança para ambas as partes.
Os efeitos garantidores desse tipo de seguro, possuem duração de acordo com o tempo de validade do contrato. Em outras palavras, a pessoa que está alugando um imóvel e possui seguro fiança, tem a certeza de que irá receber os valores dos aluguéis combinados enquanto o imóvel estiver sendo alugado.
Já no ponto de vista do locador, esse também terá vantagens, como, por exemplo, o fato de não depender de um fiador e de poder se mudar de forma mais rápida, por contada da agilidade nos processos.
É possível, também, inserir algumas garantias extras no seguro, como, por exemplo: Água, luz, gás, IPTU, multa rescisória, danos causados no imóvel e pintura.
Mas como requerer esse benefício?
Para requerer ao benefício do seguro fiança, a pessoa deve, antes de qualquer outra coisa, contatar uma seguradora e realizar orçamentos. Um corretor de seguros é essencial para te ajudar a escolher a melhor opção, em relação aos direitos e deveres de cada parte do contrato.
No geral, o custo do serviço costuma ser na faixa do valor de uma mensalidade de aluguel e pode variar para mais a depender do score de crédito do locatário. Além disso, o valor do seguro pode ser dividido entre os meses do ano e diluído no valor do aluguel.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
Seguro-Desemprego: Sócio de Empresa Tem Direito?
Seguro Empresarial, Vale a Pena?
Saque Extraordinário do FGTS: Quem Ainda Tem Direito?
Direito de Arrependimento da Compra
Cartão de Crédito para Negativados