Seguro Empresarial, Vale a Pena?

Antes de tudo, você sabe o que é um seguro empresarial?

Anúncios

 

O seguro empresarial é uma forma de proteger o patrimônio da empresa de eventualidades que podem vir a impactá-lo de forma negativa. Para entender como funciona o seguro empresarial, precisamos levar em consideração que todo empreendimento está sujeito a contratempos, imprevistos, acidentes ou incidentes de diversas formas. Até mesmo empresas com uma boa administração, estão sujeitos a esse tipo de aborrecimentos como, por exemplo, enchentes, furtos, roubos, incêndio e, até mesmo, acidente de trabalho de um funcionário.

Em outros casos, acontecimentos como, por exemplo, destelhamentos, podem também vir a impactar na produção da empresa e, em casos mais severos, podem até mesmo vir a danificar máquinas, comprometendo os resultados e causando transtornos.

Anúncios

Dessa forma, o seguro serve como uma garantia de que a empresa terá um suporte, caso venha a passar por momentos difíceis. Em outras palavras, o seguro é a certeza de que, independentemente de qualquer eventualidade, a empresa não terá prejuízos. Outro fator que deve ser levado em consideração é que as assistências das seguradoras funcionam 24 horas, o que faz com que o serviço do seguro seja ainda mais indispensável, afinal, infortúnios não tem hora pra acontecer, não é mesmo?

E quais os tipos de empresa que podem aderir um seguro empresarial?

O seguro empresarial é ofertado por diversas seguradoras e todo o mundo e é destinado a qualquer empresa na qual a gestão deseja proteger seu patrimônio. Desde micro e pequenas empresas à grandes redes e multinacionais, independentemente do ramo, todos podem aderir ao seguro empresarial. Seja um comércio, uma fábrica, uma indústria, um hospital, todos têm o direito de contratar um seguro e proteger seus bens.

Quais os tipos de cobertura oferecidos pelas seguradoras?

No geral, as seguradoras costumam dividir os planos em coberturas básicas e coberturas adicionais.

Os planos com cobertura básica costumam oferecer reparos na parte estrutural do imóvel, bem como os acabamentos, os móveis, maquinário, ferramentas, matéria prima e veículos operacionais da empresa.

Já as coberturas adicionais, também chamadas de acessórias, cobrem prejuízos como:

Ressarcimentos de prejuízos decorrentes de alguma responsabilização civil da empresa, em casos em que a empresa seja obrigada a indenizar um terceiro a quem tenha causado danos resultantes em prejuízos, seja na esfera moral ou material, em consequência de suas ações ou omissões. Exemplo: Danos ambientais, danos à prestadores de serviços, acidentes de trabalho, entre outros.

Proteção contra doenças ou morte dos funcionários e dos sócios e proteção contra danos causados por eventos diversos, também são exemplos de coberturas adicionais. Nesse último caso, podemos destacar danos elétricos, quebra de painéis e fachadas, impacto ou quebra de veículos, alagamentos, mercadorias em trânsito, entre outros.

Quanto custa um seguro empresarial?

 

O valor cobrado pelas seguradoras vai depender do tipo de plano e coberturas escolhidas por você. Além disso, também são analisados pelas seguradoras fatores como as chances de ocorrência de sinistro e a possibilidade de os danos causados serem considerados de nível máximo. Para isso, a empresa analisa a localização da empresa, estrutura, possíveis riscos que a empresa esteja exposta e sinistros anteriormente ocorridos.

De todo modo, vale a pena levar e consideração o tamanho do prejuízo que a empresa terá se ocorrer alguma eventualidade e a empresa não estiver um seguro. Muitas vezes, os danos causados e prejuízo podem acarretar na impossibilidade de continuar com os serviços. Por isso, o seguro empresarial costuma ser considerado essencial pelos empreendedores e vem sendo cada vez mais procurado em todos os lugares.

 

Veja também: Tudo Sobre Seguro de Financiamento Imobiliário

Seguro Empresarial, Vale a Pena?
Seguro Empresarial, Vale a Pena? (Reprosução: Foto / Internet)

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *