FGTS: VALOR LIBERADO PARA QUITAR PARCELAS DE IMÓVEIS EM ATRASO

FGTS: VALOR LIBERADO PARA QUITAR PARCELAS DE IMÓVEIS EM ATRASO

Anúncios

Os valores disponíveis do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) agora podem ser usados para pagar até 12 parcelas em atraso de financiamento habitacional. O limite antes era de até três prestações, mas foi alterado por uma medida através do Conselho Curador do FGTS e tem validade até 31 de dezembro deste ano.

 

A proposta veio depois de dados apresentados pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), ao Conselho Curador do FGTS, de que cinco milhões de pessoas tem contratos de financiamentos de imóveis e um total de 80 mil estão com mais de três parcelas em atraso, gerando uma alta inadimplência.
A intenção dessa liberação do FGTS para pagar as parcelas de imóveis em atraso também é para amenizar os impactos causados pela Covid 19.
A medida que é temporário, foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e publicada no Diário Oficial da União, ainda em abril com prazo final de execução até 31 de dezembro.

Anúncios

 

Saque do FGTS
Foto:Reprodução/ Internet

 

 

 

 FGTS: VALOR LIBERADO PARA O ABATIMENTO DAS PARCELAS EM ATRASO, COMO USAR?

Não há necessidade de ir até o banco onde fez o financiamento do imóvel. O trabalhador deverá entrar na sua conta do FGTS e assinar o termo de autorização de Movimentação da Conta Vinculada que está vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e então poderá ter o abatimento de até 80% de cada parcela. Lembrando que o limite é de 12 parcelas, com prazo de pagamento já vencido e se estende até o dia 31 de dezembro de 2022.
Essa proposta somente é válida para imóveis no valor de até R$ 1,5 milhão e que já estejam com restrição, devido a atrasos no pagamento das prestações. E caso você já tenha utilizado nos últimos dois anos, o valor disponível em sua conta do FGTS para abatimento do saldo devedor, ou para quitar prestações nos últimos dois anos, então não poderá aproveitar se beneficiar dessa oportunidade. Os critérios estão disponibilizados no Manual do FGTS, e segue as mesmas exigências dos trabalhadores que aproveitam o dinheiro para construção ou compra de imóveis habitacionais.

Alguns critérios para utilizar o fundo para quitar parcelas em atraso;

• É necessário que o trabalhador tenha contribuído para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de no mínimo três anos;
• O trabalhador não terá direito ao valor se possuir outro imóvel no mesmo município onde trabalha ou reside;
• Outro critério importante, de que o trabalhador não pode ter outro financiamento habitacional ainda ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

 

FGTS para saque
Foto : Reprodução/Internet

 

 

 

CALENDÁRIO DO SAQUE EXTRA ORDINÁRIO DO FGTS

Outro benefício é o saque extraordinário do FGTS. De acordo com o calendário, a Caixa libera os valores referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço nas quartas-feiras e aos sábados.
• Saque do FGTS liberado para os nascidos em março- 04 de maio ;
• Saque do FGTS liberado para os nascidos em abril- 11 de maio ;
• Saque do FGTS liberado para os nascidos em maio – 14 de maio;
• Saque do FGTS liberado para os nascidos em junho – 18 de maio ;
• Saque do FGTS liberado para os nascidos em julho- 21 de maio ;
• Saque do FGTS liberado para os nascidos em agosto- 25 de maio;
• Saque do FGTS liberado para os nascidos em setembro- 28 de maio ;

O dinheiro cai de forma automática na conta digital no Caixa Tem. Para o trabalhador que possua conta no aplicativo e já tenha recebido benefícios, o valor é creditado na conta. Aos que não tem conta no Caixa Tem, o banco irá abrir uma conta automática e na data exata fará o depósito do valor.

 

Confira mais matérias que separamos para você:

ENEM 2022: CONFIRA A DATA DE INSCRIÇÃO E DAS PROVAS

INSS: DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS COMEÇA A SER PAGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *