TRATAMENTO CASEIRO PARA CASPA

TRATAMENTO CASEIRO PARA CASPA ( dermatite seborreica)

Anúncios

Oleosidade na pele e no couro cabeludo, escamas brancas que descamam,  escamas amareladas que são oleosas e ardem,  coceira, leve vermelhidão na área, possível perda de cabelo. Se você vive essa experiência, separamos algumas dicas de tratamento caseiro para caspa e alguns  cuidados  para se livrar desse incomodo.

Por: Juh Linhares 22 de março de 2022

 

TRATAMENTO PARA CASPA
TRATAMENTO CASEIRO PARA CASPA (Reprodução : Foto / Internet)
Anúncios

 

O QUE É CASPA?

O nome dermatológico da caspa é Dermatite Seborreica, uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e desconforto com coceiras e ardência no couro cabeludo de homens e mulheres.

As causas podem estar relacionadas ao tipo de sebo que a pele produz, ou a inflamação pode ter origem genética. Outra causa seria por agentes externos, como o estresse emocional, fadiga, alegrias e até excesso de oleosidade na pele.  O  fungo Pityrosporum ovale (https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/pitiriase-versicolor/)  é também um dos causadores da doença.  

A falta de limpeza pode agravar a situação. Há mitos de que, se lavar o cabelo todos os dias estará contribuindo para uma piora da dermatite, o que não é verdade. 

Também a aparência dos fios, sendo cacheados ou lisos, não influencia no desenvolvimento da doença. Por outro lado, produtos químicos que são utilizados em escova progressiva resultam em mais descamação.

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR A CASPA

– Escolha banhos mornos do que com água muito quente. Tente lavar os cabelos com água fria.  

– Secar bem os cabelos. Se usar secador, opte pela temperatura de morna para fria.

– Busque relaxar e controlar a ansiedade que gera  o estresse físico e mental .

– Evite fazer coques ou prender os cabelos ainda úmidos ou molhados;

– Mantenha o couro cabeludo sempre seco e arejado. Portanto não use bonés, toucas, gorros que abafe a cabeça;

– Produtos mais oleosos como pomadas, cremes para pentear, ou hidratante  que seja passado diretamente no couro cabelo podem piorar. Opte por produtos não oleosos e aplique apenas nas pontas dos cabelos;

– Outra dica muito eficaz, é tomar um pouco de sol todas as manhãs.

TRATAMENTOS PARA A CASPA

O ideal seria procurar um médico, especialmente um dermatologista para o tratamento. Mas sem não puder, outra opção é um shampoo antifúngico microesfoliante, que é eficaz na maioria dos casos e poderá comprar em qualquer farmácia.  Procure um atendente e informe seu problema, ele vai indicar o melhor produto de acordo do grau que você se encontra.

Mas se usar o shampoo, seguir as orientações do farmacêutico e ainda não for o suficiente, procure um médico que irá prescrever medicamentos antifúngicos mais fortes ou corticosteróides para acalmar a inflamação.

 

TRATAMENTOS PARA A CASPA (Reprodução : Foto / Internet)

TRATAMENTO CASEIRO PARA CASPA

Algumas dicas de tratamento caseiro para caspa, e até mesmo para evitar a dermatite.

  1. – Óleo essencial de melaleuca; possuí propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar os sintomas da caspa. Poderá pingar umas 5 gotinhas no seu shampoo, cuidado para  não exagerar, pois  o óleo de melaleuca tem um cheiro mais forte. Importante que o frasco de seu shampooo não esteja quase vazio.
  2. – Vinagre de maçã (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25219289/) ; porque equilibra o pH da pele, reduzindo o aparecimento de fungos.  Como usar: É só aplicar o vinagre diretamente no couro cabeludo e massagear com as pontas dos dedos. Cuidado para não aplicar com as unhas para não ferir a região, e aguarde 2 a 5 minutos. Depois é só lavar com shampoo e tratar da forma que preferir.
  3. – Gel da babosa; como a babosa possui boas propriedades antifúngicas que permitem equilibrar a flora do couro cabeludo. O gel que pode ser retirado da folha da babosa contém excelentes propriedades medicinais para a pele, sendo capaz de aliviar a irritação e hidratar.
  4. Como aplicar: retirar o gel do interior da folha da babosa e passar  sobre o couro cabeludo, massageando com a ponta dos dedos. Deixar agir  por 30 minutos. Retire o gel de babosa com um shampoo neutro e água fria. Este processo pode ser repetido 2 a 3 vezes por semana.
  5. – Suco de limão; A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos. Graças a sua acidez, diminui a coceira, equilibra o ph do cabeludo e reduz a oleosidade do cabelo.
  6. Como usar: Mergulhe algumas bolas de algodão no suco puro do limão e aplique o algodão com suco na raiz do cabelo.  Deixar repousar por 10 minutos e depois lavar o cabelo com água fria. Evite sair para a rua com o couro cabeludo destapado, já que o limão pode causar uma queimadura na pele.

Outra dica é um shampoo caseiro  para controlar a oleosidade.

Ingredientes:

  • 100 ml de shampoo sem sal (incolor de preferência )
  • 30 g de folhas de alecrim
  • 1 colher de sopa de cravo-da-índia
  • 3 colheres de sopa de canela em pó

Você  precisa misturar bem os  ingredientes em um recipiente para depois colocar no frasco do shampoo. Deixe agir por uma semana, para que haja a absorção das vitaminas no produto. Utilize massageando por dois minutos o couro cabeludo e o comprimento dos fios e enxágüe normalmente. Tente enxaguar com água fria.

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *