REAGENDAMENTO DOS SERVIÇOS APÓS GREVE DO INSS

REAGENDAMENTO DOS SERVIÇOS APÓS GREVE DO INSS

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Para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não foram atendidos por conta de paralisações dos servidores,  já podem fazer o reagendamento dos serviços. 

Segundo orientação do órgão, o INSS vai considerar a data originalmente marcada como a de entrada do requerimento, no intuito de evitar qualquer prejuízo financeiro.

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GREVE DOS SERVIDORES DO INSS

Começou em 23 de março a greve dos  servidores do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e acabou afetando o atendimento em várias agências espalhadas no país. E como nem todas as agências aderiram a paralisação é necessário que o segurado confira no link  https://covid.inss.gov.br/ se a sua agência também entrou no protesto. E caso queira ter acesso aos  endereços e telefones, basta  clicar em Mapa de agências abertas e por fim escolher o estado. Nesse mapa você encontrará as agências em cada cidade do Brasil.

De acordo com a  Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) dos servidores do INSS, 17 estados brasileiros  aderiram a  paralisação, sendo eles : Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 A reivindicação da categoria é o  reajuste emergencial de 19,99% , ao que refere a perdas salariais dos últimos três anos. Também foi solicitado o arquivamento da PEC 32, a reforma administrativa, e  algumas  melhorias nas condições trabalhistas dos mesmos.

 Segundo o  Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o INSS desde o ano de 2019 sofreu uma redução de quase 50% do quadro de funcionários devido a  aposentadoria, fazendo com que as filas aumentassem e os servidores não dessem conta da demanda de trabalho. Além disso, os  Ministérios da Economia e Trabalho e Previdência ainda não convocaram  os aprovados no último concurso público, ao mesmo tempo que  deixam de efetuar autorização de novas seleções. Gerando assim, uma considerável demora nas questões de análise dos benefícios previdenciários. São aproximadamente 1,8 milhão de pedidos que se encontram nesse momento na fila de espera, aguardando avaliação.

REMARCAÇÃO DO ATENDIENTO  INSS

Você pode realizar a remarcação de perícia através do  site www.inss.gov.br ou então no aplicativo Meu INSS(https://meu.inss.gov.br/#/login) , que está disponível para download para celular:

Clique aqui para baixar no IOS : https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358

Clique aqui para baixar no  Android : https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=en&gl=US

Orientação de como fazer o passo a passo:

  • Depois de feito o login, é só clicar  em “Auxílio-doença”, na  opção de  “Benefícios”;
  • Em seguida clique em “Perícia”, depois, em “Remarcar perícia”;
  • Você deve informar o número de documento e reagendar o atendimento para uma  data de sua  escolha.
  • Se tiver mais dúvidas, poderá ligar  para o telefone 135.  Mas atenção, o canal 135 funciona de  segunda a sábado, das 7h às 22h.

INSS: BENEFÍCIO PODE SER CADASTRADO A DISTÂNCIA

Dar entrada  em um benefício do INSS pode ser realizado a distância.  Em torno de  90 serviços estão disponíveis para serem solicitados  através do site ou aplicativo meu INSS.

Confira aqui :

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Pensão por morte;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Salário maternidade;
  • Recurso e revisão.
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Pensão por morte;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;

E em todo os benefícios citados, pode enviar a documentação digitalizada, fotografada  por celular ou então  escaneada.  Depois de solicitado,  você pode acompanhar o desenrolar do seu processo  com o número do protocolo de requerimento. 

 

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