INSS: NOVAS REGRAS PARA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
A Reforma da Previdência que entrou em vigor no ano de 2019 trouxe novas regras da aposentadoria por tempo de contribuição. De acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social, o trabalhador ainda pode se aposentar antes de atingir idade mínima que corresponde a 62 anos para as mulheres e de 65 para os homens.
O trabalhador que já estava contribuindo quando surgiu a reforma, não precisar ficar preocupado porque regras de transição foram criadas para que ninguém saía prejudicado.
INSS: APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APRESENTA NOVAS REGRAS DE TRANSIÇÃO
• Transição por pontos
Através desse sistema, o trabalhador precisa obter uma pontuação feita com a soma de sua idade e mais o tempo de contribuição. Para as mulheres o número alcançado será de 89, já para os homens de 99, sempre levando em consideração o tempo mínimo de contribuição que é de 35 anos para homens e para as mulheres de 30 anos .
A cada ano aumenta 1 ponto chegando a 100 para mulheres (em 2033) e 105 para os homens (em 2028). É a regra que atinge o maior número de trabalhadores, beneficia quem iniciou no trabalho mais cedo. Também serve para qualquer pessoa que já esteja no mercado de trabalho.
• Transição por tempo de contribuição + idade mínima
Nessa regra o tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e 35 para os homens. E nessa possibilidade de contribuição + idade mínima, inicia para as mulheres aos 56 anos e 61 para os homens e dessa forma, a cada ano sobe meio ponto até a idade de 65 (homens) e 62 (mulheres) seja atingida.
Em cáculos reais, as mulheres precisarão ter 57,5 anos enquanto os homens, 62,5 anos. O tempo mínimo de contribuindo é de 35 anos para eles e 30 anos para elas.
• Transição por idade
Os homens se aposentariam com a idade mínima de 65 anos e as mulheres a aposentadoria sria programada para iniciar aos 60 anos. No entanto, desde 2020 foi acrescido na aposentadoria da mulher, seis meses a cada ano até alcançar os 62 em 2023. Essa alteração é somente para quem completa 61,5 ainda em 2022.
E o tempo mínimo que se exige de contribuição é de 15 anos para ambos.
INSS: COMO SOLICITAR
• Primeiramente você precisa entrar no site Meu INSS;
• Em seguida faça o login usando sua conta gov.br
• Agora só clicar no botão “Novo Pedido”;
• Precisa digitar o nome do serviço/benefício que você deseja;
• Irá abrir uma lista e só clicar no nome do serviço/benefício;
• Na sequência irá ler texto que aparece na tela e seguir as instruções.
Lembrando que todos os profissionais que tem a carteira de trabalho assinada já estão garantidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
INSS: AUTÔNOMO TAMBÉM PODE CONTRIBUIR
Se você é autônomo saiba que também pode contruibuir para o INSS através da guia da Previdência Social (GPS), mais conhecida como o carnê do INSS, e estar segurado tendo direito aos benefícios, e também a aposentadoria.
Passos para fazer sua inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- O trabalhador autônomo precisa se inscrever como “contribuinte individual”.
- Também irá precisar do registro no PIS ou programa de integração social. Quem já trabalhou com carteira assinada, já tem um número. Caso nunca tenha contribuido, basta se inscrever-se pela internet.
- Escolha o tipo de contribuição;
- Por último efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).
A GPS, mais conhecida como “carnê do INSS” oferece a opção de ser preenchida manual ou pela internet. Quando for preenchida basta levar até um banco, ou lotérica,e fazer o pagamento. O prazo para pagamento é até o dia 15 do mês seguinte.
Confira mais matérias informativas que separamos para você:
CASA VERDE E AMARELA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
ENEM 2022: CONFIRA A DATA DE INSCRIÇÃO E DAS PROVAS
FGTS: VALOR LIBERADO PARA QUITAR PARCELAS DE IMÓVEIS EM ATRASO
INSS: DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS COMEÇA A SER PAGO
INSS: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, QUEM TEM DIREITO A RECEBER