IMPOSTO DE RENDA 2022: COMO FAZER A RETIFICAÇÃO
Para quem já enviou a declaração do Imposto de Renda 2022, porém cometeu algum erro em seus dados enviados, poderá ficar tranqüilo pois tem chance de alterar as informações até o dia 31 de maio.
As informações podem ser mudadas quantas vezes necessárias, pois essa declaração do Imposto de Renda irá substituir a original.
O QUE É O IMPOSTO DE RENDA? PARA QUE SERVE?
Quando você precisa prestar conta do seu próprio dinheiro, sobre o quanto ganhou e o quanto gastou, percebe que a vida de adulto não é tão fácil quanto imaginava. Todo ano é preciso avaliar sua vida financeira, seus serviços pretados e tomados, seus investimentos e prestar contas ao governo federal através do Imposto de Renda.
O Imposto de Renda é um tributo federal sobre a sua renda, e referente ao quanto você ganha. Também é feito um análise da sua evolução de patrimonios, por isso é solicitado que os trabalhadores informem para a Receita Federal os ganhos do ano base.
Como que funciona? Os gastos do ano que você declara, o leãozinho da Receita Federal faz uma avaliação e verifica se o que foi cobrado estava de acordo com a quantidade de seus gastos. E para saber de todas essas informações, você precisa fazer a Declaração de Ajuste Anual para o Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas.
Geralmente o período para a declaração inicia em e finaliza em abril, e os dados apresentados são refrente aos gastos e ganhos do último ano. Como exemplo, você faz a declaração do ano de 2021 nesse ano de 2022.
IMPOSTO DE RENDA 2022: PASSO A PASSO DE COMO FAZER A DECLARAÇÃO RETIFICADORA
• Primeiro, vá até a declaração original,em seguida na retificadora;
• Faça as correções necessárias na sua declaração;
• Precisa informar o número do recebido de entrega, relacionado a última declaração que foi entregue, que se refere ao mesmo ano base.
• Clique em enviar novamente a declaração.
É importante que fique atento a data limite para enviar as alterações que é até dia 31 de maio.
Se for necessário trocar a opção de tributação, respeite o prazo de entrega da declaração;
Não demore muito para fazer a retificação, pois há o risco de ser liberado o lote de restituição com valor indevido ou ser gerado imposto a pagar com valor a mais;
Quem não conseguir terminar a declaração até a data limite, em 31 de maio, pode entregar de forma incompleta e, então, retificar assim que possível.
IMPOSTO DE RENDA 2022: CALENDÁRIO DE PAGAMENTO
As consultas para conferir o caledário de pagamento da restituição do Imposto de Renda ao primeiro lote estarão liberadas a partir da data de 24 de maio. E o primeiro lote tem previsão de pagamento para o próximo dia 31.
Para ter mais informações é só acessar o e-CAC. Nesse sistema online é possível conferir sobre a declaração atualizada e se o documento tem alguma pendência ou se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Pelo e-CAC é possível que o contribuinte possa fazer a retificação dos erros em sua declaração. Para acessar é só digitar seu CPF, um código de acesso e a senha cadastrada.
A prioridade do pagamento dos primeiros lotes é para os idosos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência, também os professores.
Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda de 2022:
- 1º lote: a partir de 31 de maio
- 2º lote: disponível em 30 de junho
- 3º lote: pagamento para 29 de julho
- 4º lote: em 31 de agosto
- 5º lote: na data de 30 de setembro.
Confira mais matérias que separamos para você nesse portal:
INSS: NOVAS REGRAS PARA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
CASA VERDE E AMARELA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
NOVIDADES NO FGTS: MÃES PODEM PAGAR CRECHE COM O VALOR DISPONÍVEL
INSS: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, QUEM TEM DIREITO A RECEBER
INSS: DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS COMEÇA A SER PAGO