Durante esta semana, diversas marcas e perfis profissionais publicaram uma foto gigante no Instagram, transformando-a em uma trend. Essa postagem consiste em compartilhar uma imagem com dimensões maiores que o padrão da plataforma e revelar informações ocultas quando o usuário dá zoom no conteúdo. No entanto, essa novidade não se trata de um novo recurso do Instagram, mas sim de um erro que logo será corrigido.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, emitiu um comunicado informando que está ciente do problema e trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível. Algumas postagens que aproveitaram esse bug já não estão mais funcionando. Porém, caso alguém deseje experimentar, ainda é possível seguir o procedimento abaixo:
1. Escolha uma foto com dimensões como 549 X 1920 ou 960 X 2880 e utilize plataformas como o Canva para fazer o recorte. Salve o arquivo em PNG para preservar a qualidade da imagem.
2. Acesse o Meta Business Suite na versão web pelo computador e crie um novo post. Adicione a foto gigante, escreva a legenda e clique em publicar.
3. A plataforma solicitará que o usuário corrija o tamanho da foto, mas não faça isso. Em vez disso, apague a foto, adicione-a novamente e, em menos de três segundos, clique em publicar várias vezes até a foto gigante ser postada.
É importante destacar que esse bug específico da foto gigante apenas funcionou em contas profissionais do Instagram. Portanto, usuários comuns não poderão aproveitar essa tendência.