CADÚNICO: CADASTRO, ATUALIZAÇÃO E COMPROVANTE DE DADOS
Principal instrumento de inclusão de pessoas carentes, como Auxílio Brasil e Auxílio Emergencial, o Cadastro Único (CadÚnico) é responsável pelo cadastro e a manutenção e atualização das famílias brasileiras que possuam renda per capita mensal inferior a R$ 120.
Essas informações disponíveis no Cadastro Único são usadas pelos estados e municípios para melhorias de políticas públicas. Mas importante salientar que estar no CadÚnico não é garantia de que será beneficiado com os programas disponíveis, pois existem regras e toda inscrição é avaliada.
CADÚNICO: CONFIRA OS PROGRAMAS SOCIAIS QUE USAM O CADASTRO ÚNICO
• Programa Auxílio Brasil: É um programa que beneficia famílias quem vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza no Brasil,atualmente o valor mínimo é de R$ 400. Programa que substitui o Bolsa Família.
• Programa Minha Casa, Minha Vida: Criado pelo Governo Federal com objetivo de financiar casa ou apartamento para famílias de baixa renda saírem do aluguel.
• Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental: O objetivo é ajudar as famílias de baixa renda que trabalham pela da conservação ambienta, com um valor social.
• Carteira do Idoso; destinado para pessoas com mais de 60 anos e com renda inferior ou igual a dois salários mínimos. A Carteira da Pessoa Idosa possibilita o idosos de utilizar o transporte interestadual gratuito ou ganhar desconto de 50% no preço da passagem.
CADÚNICO: COMO SE INCREVER NO CADASTRO
Recentemente foi criado o aplicativo do Cadastro Único, onde pode ser feito um pré- cadastro para quem ainda não é cadastrado. É indispensável que a pessoa compareça a um posto de atendimento para completar seus dados, num prazo de 120 dias pois a inscrição é feita de forma presencial. .
Geralmente esse procedimento é realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em cada cidade, ou em postos de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família que fica localizado nas prefeituras.
O objetivo do pré-cadastro feito por meio do aplicativo do Cadastro Único ou no site https://cadunico.dataprev.gov.br/#/ é de dar mais agilidade ao atendimento.
CADÚNICO: DOCUMENTAÇÃO PARA O CADASTRO
A idade mínima para fazer o cadastramento da família é de 16 anos. Necessário que tenha documentos como CPF ou título de eleitor e de preferência ser mulher. , preferencialmente, mulher. A pessoa que fizer o Cadastro Único, passa a ser a responsável familiar. Também deverá levar consigo um documento para cada pessoa da família:
• O Certidão de Nascimento;
• Certidão de Casamento, se for casado no civil;
• Carteira de Identidade – RG;
• Título de Eleitor;
• Carteira de Trabalho;
• Cadastro de Pessoa Física;
• Se for indígena, levar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). No caso das famílias indígenas ou quilombolas que não tenham CPF ou mesmo o título de eleitor, levar outro documento de identificação, para que sejam igualmente cadastrados.
CADÚNICO: ATUALIZAÇÃO DOS DADOS
Ao efetuar sua inscrição no Cadastro Único, a pessoa responsável precisa estar atualizando os dados quando houver alteração como, mudança de endereço ou num prazo de cada dois anos.
Pode acontecer que o poder público, por meio do governo federal ou municipal, venha convocar através de cartas, ligação ou extratos a atualização cadastral da família.
As atualizações servem para o governo identificar a realidade das famílias cadastradas nos programas sociais. Todo ano é feito uma revisão nos dados de todas as famílias cadastradas, e se ficar mais de quatro anos sem atualizar as informações, poderão ser excluídos do Cadastro Único.
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO
Há três maneiras de obter o comprovante de inscrição no Cadastro Único:
• Acessando o site https://cadunico.cidadania.gov.br;
• Através do aplicativo que está disponível para download para Android e iOS;
• Nos postos de atendimento do Cadastro Único de seu município, indo de forma presencial.
O que consta no comprovante de inscrição do CadÚnico são: Código Familiar, as Datas de cadastramento, também consta aúltima atualização cadastral e a nova data limite de atualização, além da faixa de renda familiar, o nome completo, data de nascimento com o NIS de todos os integrantes da família, juntamente com os dados do Responsável Familiar, a relação de parentesco dos integrantes da família com o RF.
Confira mais matérias em:
ENEM 2022: PRAZO PARA INSCRIÇÃO COMEÇA NESSA TERÇA
NOVIDADES NO FGTS: MÃES PODEM PAGAR CRECHE COM O VALOR DISPONÍVEL