A Xiaomi superou a Apple em vendas globais de celulares no mês de agosto, tornando-se assim a segunda marca que mais comercializou smartphones no mês. Os dados são do Counterpoint Research, instituto de pesquisa tecnológica renomado entre especialistas e que mensalmente divulga dados sobre as vendas de smartphones pelo mundo. O feito da Xiaomi chama a atenção, já que a última vez que a chinesa conquistou esta posição foi em agosto de 2021. Além da queda da Apple para a terceira colocação, vale destacar que a Samsung permanece na liderança do ranking.
O ano de 2024 registrou o maior crescimento de vendas de smartphones no mundo desde 2021. Neste período de três anos, houve um aumento de 6% na comercialização global de celulares. A Xiaomi foi a marca que mais cresceu durante a temporada, com uma expansão de 22% no mercado mundial. Para efeitos de comparação, o número é bem superior aos 9% da Vivo (a fabricante, não a operadora), que foi a segunda fabricante que mais cresceu na época.
Segundo o diretor de pesquisa da Counterpoint Research, Tarun Pathak, a expansão da Xiaomi no mercado mobile pode ser atribuída à sua estratégia de lançar apenas um celular por faixa de preço, focando em smartphones de entrada e intermediários. Para Pathak, a chinesa também chegou neste patamar por aumentar a participação no segmento premium com diferentes modelos dobráveis, além de crescer em novos nichos e se consolidar ainda mais em mercados nos quais já atuava.
Assim, o aumento nas vendas da Xiaomi, combinado com uma queda maior do que o esperado nos números da Apple, garantiu à empresa chinesa o segundo lugar no ranking de vendas globais de celulares em agosto deste ano. Vale ressaltar que agosto costuma ser o mês de menor venda para a Maçã, já que em setembro a marca costuma lançar uma nova linha de celulares. Ou seja, a espera pelas novidades do iPhone 16 fez com que o público evitasse comprar outros modelos da marca.
Como dito anteriormente, é esperado que a Apple retome a segunda colocação com as vendas do iPhone 16, anunciado no dia 9 de setembro. A pré-venda da nova geração de smartphones da marca vai começar na próxima terça-feira (24). Como consequência, a Samsung deve perder a liderança do ranking. Porém, é esperado que a empresa recupere a primeira colocação com o lançamento da linha Galaxy S25, previsto para o próximo ano. Nos últimos anos, Apple e Samsung costumam se alternar entre o primeiro e o segundo lugar do mercado. Com informações de Counterpoint Research.