VAZA AUDIO COM FALAS “MACHISTAS” E “SEXISTAS” DE DEPUTADO ESTADUAL SOBRE MULHERES UCRANIANAS
Um áudio polêmico contendo declarações machistas sobre as mulheres ucranianas envolvendo o deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, pré-candidato ao governo de São Paulo, gerou críticas e abriu uma crise política no partido, que instaurou um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Inclusive causou o rompimento com o ex ministro Sergio Moro e pré- candidato a Presidência da República. Sergio Moro anunciou que não dividirá o palanque com ele.
Por: Ju Linhares 06 de março de 2022
O político que é membro do Movimento Brasil Livre ( MBL) e já está sofrendo rejeição especialmente pela presidente do movimento, Renata Abreu que se manifestou sobre o áudio vazado.
“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em vôo.”
Nas redes sociais, usuários do Twitter usaram as hastags “nojento” e “mamãe falei” para os assuntos mais comentados, de forma negativa.
AUTO DEFESA
Arthur do Val se manifestou após repercussão dos áudios vazados e ser duramente questionado pela imprensa, disse que ‘foi um erro , em um momento de empolgação”.
“Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto”.
O parlamentar, em suas redes sociais contou que estava fazendo coquetéis molotov para o exército ucraniano. “Fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa”
(https://www.instagram.com/tv/CauZeHivVfR/?utm_medium=copy_link)
O QUE REALMENTE FALOU O DEPUTADO NO AUDIO
O deputado que estava na Ucrânia, atuando em auxílio da população do país invadido pela Rússia. O áudio comprometedor vazou na internet nesta sexta (04), e em suas falas referem-se às mulheres ucranianas que são “fáceis, porque são pobres”.
“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”,
Em outros trechos, ele cita as refugiadas. “A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”,
Ele ainda contou que os áudios foram mandados em um grupo privado para amigos, enquanto ainda estava na Ucrânia dedicado apenas ao que chamou de “missão” no período em que esteve no país.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
JULIETTE ANUNCIA TURNÊ MUSICAL PELO BRASIL
Pedido de resgate de “dinheiro” esquecido em bancos inicia na segunda
Saque FGTS. Nova rodada de saque para 2022?
CALENDÁRIO PIS 2022 E COMO CONSULTAR O PIS?
14º SALÁRIO JÁ FOI APROVADO PARA 2022?