“Vai vir para o Brasil? Conheça 3 novidades da Amazon que vão transformar suas compras online”

Anúncios

**Vem para o Brasil? Veja 3 novidades da Amazon que prometem mudar as compras online**

A Amazon continua a investir em inovações em sua loja e aplicativo, apresentando não apenas novos serviços e produtos, mas também transformações na experiência de compra dos usuários. Durante o evento Delivering The Future, realizado em Nashville, nos Estados Unidos, nos dias 8 e 9 de outubro, a empresa revelou suas principais apostas, testes e melhorias, com foco em inteligência artificial. Embora essas novidades sejam exclusivas para o mercado norte-americano, entender como a empresa está se movimentando pode ser útil para antecipar possíveis inovações na versão brasileira da loja no futuro. Confira a seguir os três anúncios mais intrigantes e como eles podem impactar as compras online.

**1. Recomendação de produtos e guia de compras por IA**

Anúncios

Com a vasta gama de produtos disponíveis nos e-commerces, escolher o modelo ou a marca apropriada torna-se um desafio para os consumidores. Uma das principais inovações apresentadas pela Amazon no evento é o uso de inteligência artificial para ajudar os usuários a encontrarem o que desejam, por meio de recomendações e guias personalizados. Essa tecnologia já está disponível nos EUA, tanto para o site quanto no aplicativo, e realiza uma análise dos produtos disponíveis, criando cards informativos que facilitam a decisão de compra. O guia de compras é especialmente útil em categorias como eletrônicos, produtos para pets e vestuário.

Esse recurso é integrado à IA generativa chamada Rufus, que redige textos para ajudar os usuários na escolha de produtos. Os compradores podem interagir com a IA de maneira conversacional, semelhante ao funcionamento de ferramentas como o ChatGPT. Embora atualmente esteja disponível apenas nos EUA, é possível acessá-lo alterando a configuração do país no aplicativo.

**2. Ajuda para vendedores melhorarem suas vendas**

Outra novidade apresentada na Amazon é o uso da inteligência artificial para auxiliar os vendedores na plataforma. A IA chamada Amelia, que começou a ser testada em setembro de 2024, tem como objetivo criar descrições otimizadas dos produtos para aumentar sua visibilidade e melhorar a decisão de compra dos usuários. Além de otimizar as vendas, a IA oferece dicas e respostas a perguntas comuns, funcionando de forma semelhante a outras plataformas de IA generativa.

**3. Farmácia e mercado diretamente no app**

Desde o lançamento da Amazon Pharmacy em 2020, a entrega de medicamentos se tornou um pilar da companhia nos Estados Unidos. O serviço abrange desde remédios simples até aqueles que exigem receita médica, permitindo entregas rápidas. Uma das grandes novidades anunciadas foi a abertura de mais 20 pontos de farmácia a partir de 2025, facilitando a entrega de medicamentos em até metade dos EUA no mesmo dia.

Além disso, a Amazon está expandindo sua operação de venda de produtos de mercado, incluindo alimentos frescos, através da integração com Whole Food Market e Amazon Fresh. O objetivo é que os usuários possam fazer suas compras de mercado pela plataforma, tornando a experiência de compra mais prática. A Amazon planeja implementar uma solução de inteligência artificial para ajudar os usuários na elaboração de listas de compras específicas, otimizando a busca pelos produtos necessários.

*O jornalista viajou para Nashville a convite da Amazon.*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *