Tratamentos naturais para a depressão
Se você sofre de depressão leve a moderada, pode estar interessado em tratamentos naturais. Mesmo casos de depressão grave podem se beneficiar de remédios naturais em conjunto com medicamentos.
Os tratamentos naturais variam de suplementos a mudanças no estilo de vida e terapia alternativa. Aqui estão alguns tratamentos naturais que podem ajudar esse distúrbio.
Ajustes na dieta
Especialistas em saúde natural geralmente concordam que a dieta é importante no controle dos sintomas de depressão. Algumas mudanças na dieta que você pode fazer incluem:
- Coma alimentos ricos em nutrientes. Isso ajuda a garantir que seu corpo tenha todas as vitaminas e minerais necessários para o funcionamento adequado do cérebro. Produtos frescos, nozes e grãos integrais tendem a ser ricos em nutrientes vitais.
- EFAs, ou ácidos graxos essenciais, podem ajudar a melhorar o humor em indivíduos deprimidos. EFAs podem ser encontrados em óleos saudáveis, como azeitona ou cártamo, e em peixes e nozes.
- Reduza o açúcar branco refinado e o xarope de milho. Esses adoçantes refinados tendem a causar picos e quedas de açúcar no sangue, o que contribui para os sintomas da depressão.
- Coma alimentos integrais, como grãos integrais e produtos frescos. Isso não apenas fornece aos indivíduos deprimidos os carboidratos saudáveis e necessários; também minimiza cores artificiais, sabores e conservantes da dieta. Essas substâncias artificiais podem contribuir para a depressão em alguns indivíduos.
Quiropraxia e outros tratamentos voltados para o corpo
Essas terapias alternativas parecem estar ganhando aceitação entre os médicos especialistas. Técnicas como ajustes quiropráticos, massagem, acupuntura e outras podem ajudar a aliviar os sintomas da depressão. Isso pode ter a ver com a melhoria da circulação ou a eliminação de toxinas dos tecidos do corpo. Outros tratamentos corporais incluem:
- Terapia de dança
- Acupressão
- Artes marciais
- Ioga
Exercício
Exercitar-se diariamente pode ser difícil mesmo se você não tiver depressão. Mas é ainda mais importante se você fizer isso – o exercício demonstrou ajudar a aliviar os sintomas da depressão. Isso pode ser devido à capacidade do exercício de aumentar as substâncias químicas do cérebro que fazem você se sentir feliz. O exercício traz equilíbrio à sua vida, equilibrando atividade e descanso; um estilo de vida equilibrado em si pode ser muito útil para lidar com a depressão.
A maioria das fontes são consistentes em apontar que o exercício não precisa ser extenuante, mas que deve ser regular – 30 a 60 minutos por dia durante 3 a 6 dias por semana.
Suplementos
Diz-se que um bom suplemento vitamínico e mineral rico em B12 e B6 é bom para aliviar a depressão. O magnésio é outro mineral que tende a ser deficiente em muitas pessoas, e isso é importante para a função adequada dos nervos e músculos. Você também pode descobrir que suplementos de óleo de prímula, óleo de linhaça ou óleo de peixe ajudarão seu humor.
Suplementos de ervas às vezes têm sido usados com sucesso. Erva de São João é provavelmente a erva mais conhecida que pode combater a depressão. Outros incluem ginseng, raiz de valeriana e camomila. A camomila pode ser bebida como um chá, assim como outra erva sedativa saborosa – a erva-cidreira.
Sempre verifique com seu médico antes de suplementar com qualquer erva para evitar interações adversas de drogas/ervas. E se você conhece um herbalista qualificado, você também pode obter conselhos dele.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês: