TÍTULO DE ELEITOR: COMO REGULARIZAR
As eleições de 2022 estão chegando e o prazo para regularizar o título vai até 4 de maio. Você pode consultar sua situação através do site do Tribunal Superior Eleitoral, usando o número do título de eleitor ou CPF.
Para quem deseja votar nas eleições de 2022, é preciso verificar a sua situação atual com a Justiça Eleitoral. Através do site do TSE pode consultar se há alguma pendência, ou até cancelamento do título, usando o nome completo, número do título de eleitor ou então do cadastro de pessoa física (CPF). O prazo vai somente até 4 de maio de 2022. Caso houver débitos, é necessário o pagamento e depois aguardar as atualizações cadastrais da Justiça Eleitoral.
TÍTULO DE ELEITOR CANCELADO; O QUE FAZER?
O título de eleitor é um documento que possibilita o cidadão de votar, mas que pode ser cancelado se o mesmo não votou, nem justificou a ausência por três eleições seguidas.
Ter o título de eleitor cancelado trás conseqüências não só na hora de exercer sua cidadania, ao votar, mas também em outras ocasiões da vida como; não pode se inscrever em concurso público, nem renovar a matrícula em instituições oficiais ou fiscalizadas pelo governo, é impedido de renovar carteira de identidade ou o passaporte.
No entanto, para quem possuí débitos com a justiça eleitoral poderá mudar essa realidade acessando o site do Portal do TSE clicando aqui; https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/tudo-sobre-titulo-de-eleitor/perguntas/conteudo/como-regularizar-seu-titulo , e terá que preencher um formulário para pedir a regularização do documento.
Outra opção é pelo aplicativo e-Título, que você pode baixar no Play Store no link ; https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo&hl=pt_BR&gl=US ou então no App Store em https://apps.apple.com/br/app/e-t%C3%ADtulo/id1320338088 . Através do e-Título pode fazer consultas e solicitar a guia para pagamentos, caso tenha débitos eleitorais. Se houver alguma multa é referente a eleições ausentes, em que a falta não foi justificada.
Importante destacar que a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição e que o valor final é calculado sobre os turnos sem comparecimento às urnas.Fazendo todo esse procedimentos pelo site ou aplicativo e-Título, não precisa se deslocar a um cartório eleitoral para regularizar seu título. Mas é importante que se houver multa de eleições anteriores a 2020, os valores necessitam ser quitados ante de pedir a regularização do documento.
TÍTULO DE ELEITOR; ELEIÇÕES DE 2022
Nesse ano teremos as eleições que irão definir o novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, além de estaduais e distritais.
O voto é obrigatório a todos os cidadãos de 18 a 60 anos. Porém em 2022 o governo abriu para que jovens de 16 a 18 anos pudessem fazer o título de eleitor e exercer a cidadania. Seguindo o artigo 14 da Constituição Federal, que diz que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, o governo lançou várias campanhas incentivando que os brasileiros fizessem o documento e pudessem votar esse ano. Para jovens de 15 anos que irão completar 16 até dia 2 de outubro de 2022 também estão autorizados para tirar o título e votar.
Começou em setembro de 2021 a Campanha “Bora Votar!” , elaborada pela Justiça Eleitoral. A intenção da “Bora Votar!”, é o incentivo para o alistamento eleitoral e também promover um voto consciente para eleger os representantes aos cargos dos Poderes Executivo e Legislativo. Muitos artistas se envolveram na campanha, entre eles Anitta, Thaís Araújo, Bruna Marquezine e até o ator americano Mark Ruffalo que compartilhou um tweet da cantora Anitta.
Confira mais matérias que separamos para você nesse portal;
CAIXA LIBERA SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS NESSA QUARTA FEIRA
VALORES ESQUECIDOS NO BANCO CENTRAL: NOVA REPESCAGEM
AUXÍLIO BRASIL COMEÇA A SER PAGO PARA BENEFICIÁRIOS COM NIS FINAL 5
VALORES ESQUECIDOS NO BANCO CENTRAL: NOVA REPESCAGEM
QUANDO COMEÇA A SER PAGO O ABONO SALARIAL