Seguro para carros antigos existe?

Seguro para carros antigos existe?

Anúncios

Antes de responder essa pergunta, você precisa saber a diferença entre carros antigos, usados e seminovos.

Veículos seminovos são aqueles com menos de três anos de fabricação e que tenham rodado até, no máximo, 20 mil quilômetros. Veículos que ultrapassam essa quilometragem, passam a ser considerado veículos usados, que também possuem essa classificação devido ao estado de conservação, levando-se em consideração lataria, motor e câmbio. Além do histórico de batidas e presença das peças originais, que também são itens observados para que se possa classificar um carro como usado.

Já os veículos antigos são modelos que já saíram de linha e que não são mais fabricados. Na maioria dos casos, esses veículos costumam ter mais de 10 anos de fabricação.

Anúncios

Agora, sim.

 

Existe seguro para carros antigos?

 

Embora não seja tão comum, seguro para carros mais antigos existem, sim. Entretanto, algumas seguradoras se recusam a oferecer esse tipo de serviço para veículos muito antigos com, por exemplo, mais de 10 anos, em decorrência de alguns fatores. Veja quais:

⦁ O risco de sinistro nos carros mais antigos é consideravelmente maior, em decorrência do desgaste natural das peças.
⦁ É consideravelmente mais difícil encontrar peças de um carro muito antigo, em casos de sinistro.
⦁ Em muitas situações em que o carro já tenha parado de ser fabricado, o valor da peça pode sair absurdamente mais caro que o comum.
⦁ Veículos antigos têm maior risco de serem roubados, isso devido ao grande interesse dos desmanches irregulares por esses tipos de peças, em comparação aos veículos recém-fabricados.
   

Como solicitar o seguro para carros antigos?

 

É importante realizar mais de uma cotação com seguradoras diferentes e comparar os preços, antes de assinar o contrato, tendo em vista ser um serviço incomum e com valor relativamente mais alto. Dessa forma, você verifica qual o valor custo-benefício e consegue optar pela seguradora que mais atender as suas necessidades e que te oferecer o melhor orçamento.

 

Como calcular o valor do seguro de um veículo antigo?

 

Calcular o custo do seguro de um veículo antigo não é tão fácil. As seguradoras costumam levar em consideração o valor de mercado do veículo, o tipo de cobertura escolhida, o estado de conservação do automóvel e até mesmo o perfil do motorista. Para se determinar o valor de mercado do veículo, tendo em vista que veículos com mais de 10 anos normalmente não aparecem na tabela FIPE, é feita uma avaliação própria do veículo.

Na avaliação do veículo, são verificados vários fatores até que se chegue no valor do prêmio da apólice. 
Carros que já tenham saído de linha de fabricação ou carros importados com mais de 5 anos costumam ter o valor do seguro mais elevado, tendo em vista a dificuldade para encontrar as peças.
Em contraponto, carros com dispositivos de segurança como rastreadores, bloqueadores, alarme e demais dispositivos anti-roubo, possuem o valor do seguro mais barato.
Além disso, também são levadas em consideração quesitos como, se o carro ficará e uma garagem, para que fins ele será usado, entre outros.

Cabe ressaltar que, em muitas seguradoras, o valor máximo de indenização é de R$ 60 mil. 

Vale a pena contratar o seguro para carros antigos?

 

Caso você ainda tenha dúvidas, embora seja um serviço consideravelmente mais caro, vale a pena, sim, contratá-lo. Afinal, qualquer forma de proteção para o seu veículo é fundamental para que você não fique na mão em caso de qualquer imprevisto.

 

seguro carros antigos
Seguro para carros antigos existe? (Reprodução : Foto / Internet)

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *