Todos sabem que a quantidade de roubos e furto de motocicletas, em nosso país, vem aumentando significativamente nos últimos anos. Com isso, a procura pelos serviços de seguros para motos também tem aumentado muito.
Em São Paulo, houve um aumento no número de roubos e furtos de motos de 31% em 2021, quando comparado com o ano anterior. Com esse índice, os motociclistas vêm se preocupando cada vez mais em encontrar formas de proteger seus bens, principalmente quando esses bens são seu meio de sustento.
Mas antes de tudo, você sabe o que é e como funciona o seguro de moto?
O seguro de moto se trata de um contrato formado entre o proprietário do veículo e uma seguradora, onde o segurado passa a ter a garantia de proteção do seu bem, em troca de um valor a ser pago. Esse valor, varia de acordo com cada seguradora e vai depender da cobertura de serviços escolhida.
No geral, os planos de seguro costumam cobrir furtos, roubos e demais danos decorrentes de acidentes e incidentes e a abrangência, assim como os detalhes da cobertura, valor a ser pago e valor da apólice, dependem do serviço contratado e constam no contrato pré-estabelecido entre a seguradora e o segurado.
Por que vale a pena fazer um seguro de moto?
Nas grandes cidades, atualmente, é quase impossível sair nas ruas e não haver trânsito, inclusive em finais de semana ou feriados. Com isso, não temos como saber quando iremos precisar da ajuda de um reboque ou, até mesmo, vir a nos acidentar. Por isso, ter um seguro é ter a certeza de que você não ficará na mão em um possível contratempo que venha a acontecer.
Veja 2 vantagens em ter um seguro de moto, que separamos especialmente para você:
Reduzir custos altos e evitar possíveis prejuízos
Já imaginou estar na rua dirigindo e, sem querer, bater no carro de alguém ou o seu pneu furar? Como sabemos, se a culpa da colisão for sua, você terá que arcar com todos os gastos sozinho. Agora imagina ter que arcar com todo o valor do reparo da sua moto e do veículo batido, sem receber nenhuma ajuda? E a depender da distância que sua moto estará da sua casa, o valor que um caminhão guincho pode vir a cobrar para ir guinchar você, certamente vai fazer você se arrepender de não ter feito um seguro antes.
A depender da cobertura do serviço que você contratar, você pode receber todo o auxílio financeiro para o reparo do veículo que você colidiu e o para o serviço de guincho, também, sem nenhum custo adicional, pagando, apenas anuidade do seu seguro.
Em relação ao conserto da sua moto, na maioria dos casos você paga, apenas, o valor da franquia que, na maioria das vezes, é inferior ao valor da reparação a ser realizada.
Garantir a reposição do veículo
Com o aumento significativo do número de furtos e roubos de motos no Brasil, a garantia de receber de volta o que lhes foi subtraído, com toda certeza é o principal motivo pela procura de seguros de motos, pelos motociclistas.
Além de ser um bem com valor elevado, é extremamente triste comprar um bem, seja ele qual for, com o dinheiro do seu trabalho e alguém retirar de você, contra a sua vontade e sem lhe dar nada em troca. Com o seguro de moto, você terá a certeza que terá seu bem de volta, ou o valor correspondente ao valor que consta na tabela FIP, para a aquisição de uma nova moto.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
Tudo Sobre Seguro de Financiamento Imobiliário
Seguro de Vida, Vale a Pena Fazer Um?
Seguro para carros antigos existe?
Casa Verde e Amarela Terá Seguro Pós-Obra obrigatório
Tudo sobre o programa Casa Verde e Amarela