A segunda temporada da série Rensga Hits! estreou no Globoplay no último dia 26, sendo um dos destaques da plataforma no ano. A comédia romântica acompanha a jovem Raíssa, que vai para a cidade grande perseguir o sonho de ser uma grande cantora após ser abandonada no altar por seu noivo. Vale lembrar que o seriado é protagonizado por Alice Wegmann (Justiça 2) e Lorena Comparato (Impuros). Além disso, conta com a produção das diretoras Natalia Warth (Apaixonada), Isabella Gabaglia (Verdades Secretas) e Carol Durão (Doce Família).
Com quatro episódios já lançados e novos capítulos às quintas-feiras, a obra é a primeira série brasileira a ter um trio de mulheres no comando. O TechTudo entrevistou as diretoras da trama, Natalia Warth, Isabella Gabaglia e Carol Durão, que contaram as novidades da nova fase, além das vivências relacionadas à produção. A seguir, veja detalhes como enredo, elenco e entrevistas com os nomes por trás de Rensga Hits!.
Sinopse de Rensga Hits!
Raíssa é uma jovem talentosa que sai do interior após descobrir, no dia do seu casamento, que estava sendo traída por seu noivo há quatro anos. A partir disso, ela parte para a cidade grande com o objetivo de conquistar o sonho de ser uma grande compositora. O destino da moça foi Goiânia, onde ela acabou se deparando com o universo do sertanejo e também com experiências e desafios jamais imaginados. No meio de intrigas no mundo da música, a protagonista conhece Glaucia, uma famosa artista do gênero, e Marlene, agente da cantora. Com isso, novas amizades e amores surgem.
Na segunda temporada, as produtoras destacam as mudanças que serão vivenciadas na vida das protagonistas femininas. Na primeira parte, as personagens estavam se descobrindo, e agora, segundo Carol Durão, seus sonhos serão mais aprofundados. Além disso, na visão das diretoras, a nova season traz mais “glamour”, visto que irá focar também na conquista dos sonhos dessas personagens. A nova etapa traz shows, figurinos e visuais elaborados, com gravações feitas em Curitiba. “Na primeira temporada a gente estava apresentando essa ideia de uma série com uma protagonista feminina que vai atrás do seu sonho […] Agora, essa história está estabelecida. O público sabe quem é a Raíssa, a Helena e a Marlene, mulheres que entram em uma segunda fase de versar sobre os seus sonhos na história”.
Elenco de Rensga Hits!
Além das protagonistas Alice Wegmann, no papel de Raíssa, e Lorena Comparato, como Gláucia, a produção traz outros nomes conhecidos da televisão e do cinema nacional, como Samuel de Assis (Vai na Fé) interpretando Kevin, Fabiana Karla (Zorra Total) no papel de Helena, Deborah Secco dando vida a Marlene e Jennifer vivendo Thamyres.
Na segunda temporada novos nomes vão entrar no enredo para causar mudanças no bloco de personagens principal. Os integrantes novatos são: Cauã, interpretado por Leo Bittencourt (A Menina Que Matou os Pais); Nenê, vivido por Jean Pedro (Carnaval), e Luane, que ganha vida com Julia Gomes (Chiquititas). A moça é descrita por Isabella Gabaglia como uma mulher forte que vai “manipular os homens a favor do sonho dela e do que ela busca”. Já para Carol Durão, os rapazes que chegam nessa nova leva também prometem abalar as estruturas.
Representatividade feminina na série
Na entrevista feita pelo TechTudo, as diretoras falaram sobre a diferença de produzir uma obra com outras mulheres no comando. Elas destacam um ambiente com maior colaboração e diálogo na equipe em relação a uma produção dominada por homens. Para Natalia Warth, o fato de a equipe ter mulheres no comando fez total diferença, principalmente para as atrizes. Apesar da importância do olhar feminino para contar uma história, as produtoras relatam uma falta de prestígio relacionado a mulheres em projetos cinematográficos, o que acarretou desafios como pouco espaço para expor opiniões e desenvolver ideias ao longo de suas carreiras.
Esse cenário é confirmado pelos dados do Anuário Estatístico do Audiovisual Brasileiro de 2023, publicado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), que apresenta uma realidade onde apenas 19% das obras brasileiras na TV paga são dirigidas exclusivamente por mulheres, enquanto 69% são majoritariamente masculinas. Entretanto, mesmo que a realidade não seja favorável, Isabela Gabaglia aponta caminhos para uma ampliação de oportunidades para as próximas gerações de mulheres na produção audiovisual brasileira, a partir de projetos que inspiram ao retratar histórias como as de Rensga Hits!. “Estamos cada vez mais abrindo caminho para as próximas gerações. É importante tornar mais comum ver uma mulher no comando e entender que ela sabe sim o que está fazendo”, conclui a diretora.
Além disso, a série apresenta outra realidade também pouco abordada em produções, visto que desloca a narração do eixo Rio-São Paulo para contar a história a partir de uma perspectiva centrada no centro-oeste do país. Segundo Carol Durão, a motivação para escolher pelo sertanejo como plano de fundo do projeto veio dessa questão, e também da vontade de retratar o universo do sertanejo feminino, o “feminejo”. Com a ideia inicial da personagem principal ser livremente inspirada na saudosa Marília Mendonça, morta em 2021.
Repercussão
A série é bem avaliada entre o público e a crítica. No agregador IMDb a produção possui nota 7,7 no geral. Já para a jornalista Ana Luiza Santiago, do Jornal O Globo, a nota da segunda temporada é 10. Santiago ainda destaca a performance das protagonistas, que segundo ela “Estão divertidas como a nova dupla Raíssa e Glaucia”. Além disso, a trilha sonora principal também ganha elogios da jornalista.
Com informações de Globoplay e Jornal O Globo.