Atividade 1 – O RA, ou Registro do Aluno, é um número de identificação único que equivale à matrícula escolar do estudante. Esse número é gerado no momento em que o aluno realiza a sua matrícula em uma escola ou universidade. O RA possui diversas finalidades, sendo utilizado para atualizar e acessar os dados acadêmicos do aluno, permitir o acesso ao caderno do aluno online e ser utilizado nas aulas do Centro de Mídias SP.
Uma das principais utilidades do RA é possibilitar a visualização do boletim online dos alunos das escolas municipais e estaduais, assim como permitir a solicitação do histórico escolar para os estudantes que já concluíram os estudos. Essas consultas e solicitações podem ser feitas de forma online, através da internet.
Para saber o RA do aluno, é necessário acessar o site da Secretaria da Educação do estado em que o aluno está matriculado. Em alguns casos, é necessário informar o município, escola, nome do aluno, data de nascimento e nome da mãe. Porém, cada estado pode ter um processo específico, por isso é importante consultar as instruções disponíveis no site da Secretaria da Educação correspondente.
No estado de São Paulo, por exemplo, a consulta do RA pode ser feita através do site da Secretaria Escolar Digital. O usuário deve selecionar a cidade, o tipo de rede de ensino e o nome da instituição. Em seguida, é necessário preencher o nome completo do estudante, data de nascimento e nome completo da mãe, além de fornecer o código de verificação exibido na página. Após isso, o RA do aluno será exibido e poderá ser salvo em um documento PDF.
Além da consulta do RA, é possível acessar o boletim online utilizando esse número de identificação. No mesmo site da Secretaria Escolar Digital, o usuário deve selecionar a opção “Boletim Escolar” e preencher o ano letivo, o RA do aluno, a data de nascimento e o código de verificação. O boletim será exibido em uma nova página e poderá ser salvo e impresso em PDF.
Resumindo, o RA é um número de identificação único do aluno, que corresponde à sua matrícula escolar. Ele é utilizado para acessar informações acadêmicas, como notas e faltas, assim como documentos escolares, como boletim e histórico escolar. Essas informações podem ser consultadas online, no site da Secretaria da Educação do estado em que o aluno está matriculado.