Você está pensando em investir seu dinheiro de forma segura e está em dúvida entre aplicar na poupança ou em CDB?
Pensando nisso nós separamos as vantagens e desvantagens em investir em cada uma dessas modalidades, para te ajudar a dar esse primeiro passo no mundo dos investimentos.
Como funciona a poupança?
A poupança é forma de investimento mais popular no Brasil. Por ser conhecida como sendo uma aplicação de baixo risco, as pessoas sentem mais segurança em optar por investir nela.
Contudo, a cada ano as pessoas vem se interessando mais e mais pelo universo dos investimentos e, aos poucos, a poupança vem perdendo força pra outras formas de aplicação.
Além disso, outro fator que interfere diretamente no percentual de investimentos na poupança é a atual crise econômica brasileira. Esse momento de necessidade, faz com que as pessoas acabem gastando o dinheiro que possuem e, consequentemente, não sobre dinheiro para aplicar.
Em relação a sua rentabilidade, a poupança perde para quase todas as outras formas de aplicação, chegando a competir com a inflação, pois o índice de rendimento da poupança é calculado de acordo com a Taxa Selic, que movimenta os juros básicos de quase toda economia.
Para melhor compreensão, podemos exemplificar da seguinte forma: Quando a taxa Selic ultrapassa o patamar de 8,5%, a poupança gera uma rentabilidade de, apenas, 0,5% ao mês, um percentual bastante pequeno quando comparado com os juros do CDB e de outras formas de investimento.
Através do aplicativo “Calculadora do cidadão” é possível verificar todo o histórico de rendimentos da poupança de forma totalmente gratuita.
Entretanto, entre todas as formas de investimentos, a poupança continua sendo a favorita dos brasileiros, devido à facilidade em investir e resgatar o dinheiro e, também, por ser uma forma de aplicação de baixo risco.
Como funciona o CDB?
O Certificado de Depósito Bancário, conhecido popularmente como CDB, se trata de títulos de renda fixa que são destinados pelos banco como formas de empréstimos à terceiros.
Em outras palavras, a instituição bancária emite o título e o comprador (investidor) recebe os juros que normalmente são calculados com base no CDI, podendo ser pré ou pós fixados.
Em relação a sua rentabilidade, o CDB varia de acordo com a instituição e com o banco de investimentos. Existem inúmeros tipos de títulos com variadas formas de remuneração que, no geral, costumam ser melhores em períodos maiores de tempo da aplicação.
Uma das maiores vantagens do CDB, é o rendimento elevado para a renda fixa e a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. Nesse segundo caso, essa modalidade garante o valor de até R$ 250 mil por pessoa e por instituição, o que faz com que o CDB se torne tão seguro quanto a poupança.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
7 dicas de estratégias para aumentar suas vendas
Aprenda a Poupar Seu Dinheiro de Forma Simples
Investimentos Para Iniciantes
Vale a Pena Fazer uma Previdência Privada?