Instagram altera algoritmo e passará a punir imitadores de conteúdo; compreenda a mudança

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Instagram irá penalizar contas que copiam conteúdo de outros usuários, anunciando mudanças em seu algoritmo. O objetivo é recompensar conteúdos originais e aumentar a distribuição para contas menores. A partir de agora, conteúdos duplicados serão removidos das recomendações em toda a plataforma. Essas alterações visam a oferecer condições iguais para alcançar públicos, já que historicamente criadores com muitos seguidores e perfis que compartilham conteúdos republicados têm vantagem em termos de alcance nas redes sociais.

As contas conhecidas como “reposters em série”, que republicam conteúdos de outros perfis mais de dez vezes em 30 dias, serão particularmente afetadas por essas mudanças. Fotos e vídeos não originais não aparecerão na aba “Explorar” nem nas recomendações do feed principal. No entanto, após 30 dias da última vez que replicaram conteúdo de outros perfis, as contas afetadas poderão ter suas postagens recomendadas novamente. Fotos e vídeos com acordos de licenciamento ou permissões de compartilhamento dos criadores de conteúdo não serão afetados por essas mudanças.

Além disso, o Instagram substituirá o conteúdo repostado pela postagem original do criador nas recomendações. Um sistema será utilizado para verificar se os conteúdos são iguais com base em sinais sonoros e visuais. Essa substituição ocorrerá quando o conteúdo original for relativamente novo e se o sistema detectar que as fotos ou vídeos são idênticos.

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Os criadores receberão notificações quando as fotos e vídeos originais substituírem as republicações nas páginas recomendadas da plataforma. É importante destacar que essas mudanças se aplicam apenas às recomendações, então o conteúdo republicado ainda ficará visível no perfil do agregador ou no feed. Adicionalmente, será implementado um rótulo que credita o criador original pelo conteúdo. O criador ou a conta que republicar a foto ou vídeo poderá remover esse aviso, se desejar.

No sistema de recomendações do Reels, o Instagram também anunciou alterações. Antes, Reels com mais interações tinham mais chances de aparecer nas páginas de recomendações, o que beneficiava contas com maior número de seguidores. Para corrigir isso, a plataforma realizará testes, exibindo uma parte do conteúdo para um pequeno público que pode estar interessado no vídeo, independentemente de serem seguidores do criador ou não. Os conteúdos com melhor desempenho nesse grupo terão o vídeo exibido para um público maior.

Essas atualizações no algoritmo do Instagram têm como objetivo valorizar os conteúdos originais e promover maior diversidade nas recomendações. A plataforma deseja oferecer oportunidades para criadores menores e combater a cópia de conteúdo. As alterações entrarão em vigor nos próximos meses.

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