As tartarugas são criaturas amigáveis e aliadas do jogador no Minecraft. Elas não atacam o jogador, mesmo que sejam atacadas anteriormente. Além disso, as tartarugas são lentas tanto na terra quanto na água. No jogo, elas servem como uma fonte de um item específico, a Escama de Tartaruga, que pode ser usado para criar o item Casco de Tartaruga, um capacete que permite respirar debaixo d’água.
Para ter e criar tartarugas no Minecraft, é necessário prendê-las em um ambiente limitado, cercado por cercas ou paredes. Elas não podem ser domesticadas e não obedecerão comandos. No entanto, elas seguirão o jogador se ele segurar uma erva marinha, que é o seu principal alimento.
É importante ressaltar que as tartarugas não seguirão o jogador pelo mapa sem comandos adicionais e também não podem ser carregadas com laços. Elas não lutam contra outros mobs, nem mesmo os hostis. Para procriar tartarugas, siga os seguintes passos:
1. Tenha pelo menos duas tartarugas em um ambiente de praia, que é o habitat natural delas.
2. Alimente as duas tartarugas com erva marinha e aguarde.
3. Os ovos serão depositados na areia e nascerão após três noites, resultando em pequenas tartarugas filhotes.
Os ovos podem ser depositados em grupos de até quatro unidades. É importante deixá-los em ambientes seguros e preferencialmente fechados, pois eles podem quebrar se o jogador pisar em cima deles e também podem ser destruídos por mobs agressivos. Caso os ovos sejam danificados, será necessário reiniciar o processo de reprodução seguindo os passos mencionados acima.
Lembrando que o Minecraft está disponível para várias plataformas, incluindo PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch e dispositivos móveis Android e iPhone (iOS), além de PC.