FUNGOS DE UNHA OU MICOSE DE UNHA; COMO TRATAR
Fungos de unha? Quem nunca teve uma micose de unha, não é mesmo? O nome científico é onicomisose, uma infecção provocada por fungos. A micose não é uma doença fatal, mas pode causar dor, desconforto e destruição da unha. Veja como tratar corretamente.
Por: Ju Linhares 12 de março de 2022
A micose de unha não costuma produzir nenhum sintoma além das alterações cosméticas das unhas. Em casos mais graves ela pode causar dor. Porém, em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos a onicomicose pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias, como celulite ou erisipela, um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.
ONOMICOSE NAS UNHAS
A unha vai ficando amarelada, o formato e a textura acabam mudando para mais grosso e tanto deformado. Geralmente acontece nas unhas dos pés.
O pé é o ponto mais vulnerável à infecção fúngica, principalmente quando se usa calçados fechados cria o ambiente adequado para a proliferação dos fungos, que penetram através de pequenas lesões na pele e se instalam debaixo das unhas. Também quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, vestiários ou o uso de sapatos apertados e por muito tempo.
A micose na mão se dá quando se partilha materiais de manicure. a exemplo disso, quando compartilhar lixas ou cortadores de unha pode ser uma forma de transmissão, ou morar na mesma casa com quem tenha o fungo. Só aperto de mão não transmite a micose, é necessário um contato mais intimo.
O FUNGO
Três grupos distintos de fungos costumam causar a onicomicose:
Fungos dermatófitos (60% dos casos), alimentam-se de queratina e ficam na pele, nos pelos e nas unhas, lugares com grande quantidade dessa proteína.
Fungos não-dermatófitos (30% dos casos) pertencem ao grupo dos dermatófitos e que também podem causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como nos casos da frieira (pé de atleta) e da micose da virilha (tinea cruris).
Leveduras (10% dos casos), são as espécies de cândida as mais comuns.
As leveduras causam onicomicose nas mãos e os fungos dermatófitos e não-dermatófitos provocam onicomicose nas unhas dos pés.
TRATAMENTO PARA A MICOSE
O tratamento é simples e fácil. A unha com onicomicose pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol. Aplicação de pomadas ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.
O uso de laser, também uma boa opção que normalmente é usado em casos de micose crônica, que surge com freqüência. Os raios infra-vermelhos emitidos pelo laser elimina o fungo da micose, mas se trata de uma tratamento mais caro.
Veja também:
Calvície Tem Cura? Veja qual é o tratamento mais eficaz no mercado