Está pensando em comprar seu primeiro imóvel?

Está pensando em comprar seu primeiro imóvel?

Anúncios

Comprar um imóvel é algo que exige planejamento, pois envolve valores altos e, por isso, precisamos ser cautelosos. Alguns erros podem impactar sua vida no futuro e te trazer grandes prejuízos.
Veja algumas dicas que preparamos especialmente para você.

 

 

Faça um planejamento

Anúncios

Comprar um imóvel não é como comprar uma peça de roupa ou um utensílio qualquer. Um imóvel é sempre um grande investimento e você precisa se organizar e colocar na ponta do lápis todos os gastos e fazer simulações, principalmente se o imóvel estiver sendo financiado. Assim, você evitará surpresas desagradáveis ao longo do processo e terá mais tranquilidade no futuro.

Saiba todos os serviços que serão cobrados ao longo do percurso. Algumas taxas e despesas como ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários), Escritura Pública e o Registro do Imóvel.

Você também precisa ser cauteloso e verificar sua estabilidade financeira, se estará no mesmo emprego por muito tempo, se pretende ter filhos, animais de estimação, se mais pessoas vão morar na casa, entre outros fatores que possam fazer você questionar sobe o imóvel no futuro.

Verifique a documentação do imóvel

Para evitar de cair em golpes, é importante que você olhe com bastante cautela toda a documentação do imóvel. Uma dica é ir ao Cartório de Registro de Imóveis da sua região e solicitar a certidão da propriedade, onde consta o nome do proprietário, entre outras informações relevantes.

Com esse documento em mãos você consegue fazer demais pesquisas em relação ao imóvel, como débitos em aberto como IPTU e dívidas condominiais, processos judiciais e até possíveis penhoras.

Pesquise a documentação do vendedor

Além da documentação do imóvel, você deve verificar, também, a documentação do vendedor. É importante solicitar as certidões negativas atualizadas, principalmente as certidões negativas cíveis e de antecedentes criminais. Se a pessoa for casada ou tiver união estável é necessário verificar, também, a documentação do seu cônjuge.

Opte pela melhor forma de pagamento.

Especialistas apontam que os gastos essenciais como moradia, alimentação, educação e transporte, por exemplo, não podem comprometer mais que 70% da sua renda mensal. Isso significa que você deve se atentar ao valor da parcela do imóvel em caso de financiamento para não se arrepender mais tarde.

Os financiamentos podem ser feitos em instituições bancárias ou, em alguns casos, diretamente com a construtora. Também é interessante conhecer os recursos disponíveis para utilizar seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), eles podem ajudar a diminuir o valor das parcelas.

Registre o imóvel imediatamente após a compra

Muitas pessoas ainda acham que apenas a escritura já é o suficiente para se considerarem “proprietários do imóvel”, mas a verdade é que não. Você só se torna proprietário do bem imóvel quando realiza o registro dele no seu nome.

Para isso, basta que você leve a escritura do imóvel ao Cartório de Registro de Imóvel da sua cidade e realizar o registro. Isso evitará problemas futuros, como por exemplo: Caso o antigo proprietário venha a ter algum débito judicial, o imóvel pode ser penhorado, se ainda estiver registrado no nome dele.

 

Veja Também: Programa Casa Verde e Amarela: O que Muda Para 2023?

 

comprar primeiro imóvel
Está pensando em comprar seu primeiro imóvel? (Reprodução : Foto / Internet)

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *