EDUCAÇÃO: FIES SOFRE REDUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM 35% PARA 2022. ENTENDA OS MOTIVOS.

EDUCAÇÃO: FIES SOFRE REDUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM 35% PARA 2022. ENTENDA OS MOTIVOS.

Anúncios

 

 

            Uma redução de orçamento destinado ao FIES foi sancionada esta semana pelo atual Presidente mediante a ociosidade de vagas destinadas ao programa . O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil,  é composto por duas edições, uma em cada semestre, sendo a primeira edição deste ano já com redução orçamentária 35% menor quando comparada ao orçamento destinado ao ano de 2021. Enquanto no ano passado foram investidos R$8,48 bilhões ao FIES, com a redução no orçamento, serão investidos R$5,53, diferença esta atribuída às vagas que não foram preenchidas no ano anterior (2021).

Anúncios

 

 

EDUCAÇÃO: FIES SOFRE REDUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM 35% PARA 2022. ENTENDA OS MOTIVOS. (Reprodução : Foto / Internet)

 

 

            O ápice da ocupação das vagas do FIES aconteceu em 2018, com preenchimento de 90% das vagas ofertadas. Este ano, são oferecidas pelo Governo Federal aproximadamente 110 mil vagas, porém, há a possibilidade que nem todas as vagas sejam preenchidas, levando em consideração que apenas 44% das vagas foram preenchidas no segundo semestre do ano passado.

            De acordo com o FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão responsável pela execução do FIES e subordinado ao Ministério da Educação, a ociosidade ao financiamento estudantil FIES pode estar relacionada à alguns fenômenos:

– desde 2015 o programa não garante financiamento de 100%. Cursos mais caros, como medicina, por exemplo, com um financiamento de 50%, continua financeiramente inviável a muitos brasileiros. Ou seja, com a modalidade de adesão de valor parcial do curso de graduação, os estudantes teriam que arcar com encargos e o restante da mensalidade;

– com a pandemia, houve uma redução no poder de compra da população brasileira atrelado ao aumento do desemprego.

– insegurança da população brasileira no atual cenário politico. O Brasil passa por uma onda de instabilidade econômica e política, gerando medo da população em assumir compromissos a longo prazo.

 

Fies 2022 (Reprodução : Foto / Internet)

 

Por outro lado, há quem diga que essa redução no orçamento não é ruim. Segundo Paulo Meyer Nascimento, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), se o número de contratos superar as expectativas, será possível realocar recursos de outros lugares para o programa, de modo a reduzir a ociosidade que o FIES tem apresentado, sem comprometer o benefício aos interessados.

            Para interessados em aderir ao FIES é necessário ter realizado Enem e realizar uma pré seleção para a Instituição que deseja estudar. Para mais informações, consulte : http://portalfies.mec.gov.br/.

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *