A Netflix lançou um novo documentário que investiga a crise moral vivida pelo cientista Albert Einstein durante a fabricação da bomba atômica utilizada na Segunda Guerra Mundial contra o Japão. O documentário, intitulado “Einstein e a Bomba”, retrata o conflito moral enfrentado pelo cientista alemão ao se envolver com a criação da arma de destruição em massa. Além de momentos encenados por atores, o filme também apresenta imagens de arquivo e citações do próprio Einstein.
Dirigido por Anthony Philipson, o documentário conta com a atuação de Aidan McArdle no papel de Einstein. A produção foca na vida de Einstein fora da Alemanha durante a guerra, mostrando sua preocupação com o suposto desenvolvimento da bomba atômica pelos nazistas. Também é encenado o conflito ético do cientista com a corrida armamentista entre os Aliados e o Eixo, o que resultou no bombardeio nuclear das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
O elenco inclui outros atores como Simon Haines, Gethin Alderman, Andrew Havill, Rachel Barry e Helena Westerman. O documentário conquistou a nota 6,3 no IMDb, mas ainda não recebeu avaliações nos agregadores Rotten Tomatoes e Metacritic. A crítica elogiou a obra, considerando-a uma meditação emocionante e poética sobre Albert Einstein. O filme foi elogiado pela Netflix, apesar de ter recursos limitados, sendo descrito como uma visão digna de seu tema.
Com informações de IMDb, Netflix, Rolling Stone, Wall Street Journal.