Criança pode ter cartão de crédito?
Segundo os especialistas, o uso do dinheiro em espécie irá cada vez mais ser substituído pelos meios digitais, cartões de créditos, pix, entre outros e com isso, é fato que os cartões farão parte da vida de nossos filhos no futuro.
A educação financeira deve acontecer desde a infância e, inclusive, já é adotada em algumas escolas como disciplina escolar. Aprender a lidar com dinheiro ajuda a formar adultos mais responsáveis e conscientes. Mas, afinal, existe cartão de crédito para crianças?
De acordo com a legislação brasileira, menores de idade não podem aderir à um cartão de crédito próprio. Entretanto, algumas instituições financeiras disponibilizam algumas opções para que os pais possam oferecer esses serviços aos seus filhos.
A intenção é que as crianças aprendam a utilizar os serviços de crédito e débito e passem a ter conhecimento sobre ação dos juros, parcelamentos, necessidade de poupar e todo o universo financeiro, aprendendo a controlar seu próprio dinheiro desde o início da sua vida.
Veja algumas opções:
- Cartão Adicional: Esse tipo de cartão fica atrelado ao cartão do titular e é o mais comum a ser oferecido às crianças pelos pais, tendo em vista que pode ser gerenciado pelo aplicativo no celular e pode ser facilmente cancelado pelo titular do cartão. A fatura normalmente é a mesma e o limite quase sempre é compartilhado, pois toma como base o perfil financeiro do titular do cartão. Algumas instituições permitem que o limite do cartão adicional seja diferente do cartão principal, ficando a critério dos pais determinar o valor a ser oferecido à criança, o que evita qualquer tipo de incidentes. Dessa forma, os pais conseguem acompanhar os gastos em tempo real e, inclusive, alterar os limites se necessário. É uma forma interessante, pois permite que a criança aprenda a utilizar as modalidades de crédito e débito e tenha autonomia para realizar suas operações financeiras, entretanto deixa de ter a responsabilidade total de gestão do instrumento. Para solicitar um cartão adicional, basta apresentar o documento da criança ou adolescente junto ao banco/instituição financeira.
- Cartão Mesada: Funciona como uma espécie de cartão pré-pago que pode ser oferecido à criança na forma de Débito ou Crédito, também como sendo um cartão adicional ao do titular. Dessa forma, os pais estipulam o valor ou limite a ser ofertado aos filhos, que podem, inclusive, ser recarregados a cada mês.
Ao optar por um cartão mesada, é interessante observar alguns critérios antes de oferecer isso ao seu filho.
- O valor oferecido à criança deve ser compatível com o orçamento da família e com a idade da criança, iniciando com valores menores aos mais novos.
- O dinheiro não deve destinar-se às necessidades básicas da criança, pois estes são de responsabilidades dos pais.
- O objetivo da mesada é dar autonomia para que a criança possa aprender a poupar e administrar seu dinheiro a fim de conquistar seus desejos eventuais como brinquedos, jogos, entre outras vontades.
- A criança deve cumprir algumas tarefas ou ter com comportamento para garantir o recebimento da mesada.
- Os pais têm que ensinar os filhos a poupar seu dinheiro quando o
seu desejo for maior que o valor da mesada e, com isso, possam
aprender a gerenciar sua vida financeira desde cedo. - Além dessas opções, muitas instituições financeiras estão oferecendo a possibilidade de abertura de constas digitais para menores de idade, com direito à emissão de cartões de débito ou pré-pagos.
A idade mínima para aderir a esses serviços varia de acordo com cara instituição, mas o mais comum é a partir de 12 anos.
A ideia é que com essas ferramentas, os pais possam fornecer educação financeira aos filhos e prepará-los para o futuro.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
- Qual o Cartão de Crédito Que Mais Gera Milhas Aéreas?
- Cartão de Crédito para negativado
- Economizando dinheiro – finanças simples
- Como controlar as finanças?