Um programa está disponível para Android, chamado Dados à Prova D’Água, que permite compartilhar e consultar informações sobre enchentes de acordo com a localização. Essas informações são relatadas pela comunidade e por agências governamentais brasileiras. O aplicativo foi desenvolvido como parte de um projeto com pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV), da Universidade de Glasgow e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O aplicativo permite que os usuários compartilhem dados sobre alagamentos com o objetivo de prevenir desastres e alertar pessoas próximas ao local. Ele está disponível para download na Google Play Store e requer um cadastro inicial para liberar o acesso à localização via GPS do celular.
O Dados à Prova D’Água apresenta uma interface simples, com um mapa redimensionável. Os usuários podem adicionar informações sobre inundações, como atualizações sobre chuvas, áreas alagadas e nível da água do rio. Essas informações são exibidas no mapa por meio de ícones e podem ser visualizadas na opção “Visualizar Dados no Mapa”.
As informações compartilhadas pelos usuários são enviadas para um banco de dados, que também é alimentado por agências governamentais e centros especializados. Esses dados são transformados em um dashboard e disponibilizados para a população, a Defesa Civil e qualquer pessoa interessada. Além disso, a metodologia desenvolvida no projeto foi adotada pela Defesa Civil dos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul para produzir alertas de enchentes.
O aplicativo Dados à Prova D’Água foi premiado no Reino Unido pelo seu impacto social e sua relevância na vida da população. O projeto recebeu o prêmio Celebrating Impact Prize na categoria “Excelência em Impacto Social”.
A iniciativa #UmSóPlaneta, que une 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN, faz parte dessa matéria.