Você pode obter o número do PIS usando o CPF em várias plataformas, como o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o aplicativo do FGTS e outros. Essa informação é importante para consultar benefícios como o abono salarial. O PIS e o PASEP são fundos de contribuições sociais que recebem depósitos das empresas privadas e órgãos públicos. Esses valores são utilizados para pagar benefícios como seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita das empresas e órgãos públicos.
A consulta do número do PIS pode ser feita através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, onde é necessário fazer um cadastro com CPF e senha. Também é possível descobrir o número através do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde é preciso selecionar a opção “Inscrição” e preencher os dados pessoais. Além disso, o número do PIS também pode ser consultado no aplicativo FGTS, aplicativo Caixa Trabalhador, aplicativo Meu INSS, site Meu INSS, telefone da Previdência Social e telefone da Caixa Econômica.
Para verificar se você tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter pelo menos cinco anos de registro no PIS/PASEP, ter trabalhado pelo menos 30 dias remunerados no ano de concessão do benefício, ter o recolhimento da contribuição ao PIS/PASEP pelo empregador, ter uma renda máxima de dois salários mínimos mensais durante o ano de referência e ter os dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O saldo do PIS/PASEP pode ser consultado através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, aplicativo Caixa Tem (PIS), site do Banco do Brasil (PASEP) e telefone da Central Alô Trabalho.
É importante ressaltar que não há diferença entre o NIS, PIS e o número de identificação do trabalhador (NIT), pois são nomenclaturas diferentes para o mesmo número.