PIX: BOTÃO DE DEVOLUÇÃO EM CASO DE ERRO
Recebeu um PIX por engano? O que antes era preocupação, agora o pix tem botão de devolução, em caso de erro. Apps de bancos desenvolveram a nova ferramenta para auxiliar os usuários. Mas é necessário que a pessoa que recebeu o pix seja avisada para que possa devolver o valor que acidentalmente entrou em sua conta bancária.
O PIX é o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. É um serviço fácil, com transação rápida e instantânea, sem custo. No entanto, fazer um pix errado tem suas conseqüências. A transação do PIX só pode ser alterada ou cancelada pelo pagador antes da confirmação do pagamento, já que a liquidação ocorre em tempo real.
O QUE É PIX?
Criado pelo Banco Central do Brasil, o pix se trata de um meio eletrônico de pagamento e transferências bancárias instantâneas.
Pode ser realizado pelo celular a qualquer hora e dia, desde que o cliente tenha uma conta-corrente, poupança ou de pagamento.
O Pix foi lançado em 5 de outubro de 2020, e passou a estar disponível para os brasileiros em 16 de novembro do mesmo ano. A grande vantagem do Pix é que não paga nada para realizar transferências instantâneas de uma conta para outra, diferente do TED e DOC, com horários específicos, demoram um tempo maior para que o dinheiro caia na conta da pessoa beneficiada .
COMO SE CADASTRAR NO PIX?
É rápido, fácil e gratuito se cadastrar no Pix. Você pode se cadastrar no Internet Banking de sua conta ou dentro do aplicativo do seu banco, se o tiver baixado em seu celular.
Ao fazer o procedimento, você terá que cadastrar pelo menos uma “Chave Pix”, que é a forma de identificação do cliente. A chave que está relacionada com os dados pessoais e bancários, o que elimina a necessidade de digitar informações como conta, agência e CPF para fazer transações bancárias.
Você pode escolher as seguintes chaves para o Pix:
· CPF ou CNPJ;
· e-mail;
· celular
· chave aleatória (Que é uma combinação de letras e números gerada aleatoriamente pelo sistema).
Outra opção é o QR Code, usado para fazer compras ou pagamentos, mas é necessário ter uma Chave Pix cadastrada para utilizá-lo. O QR Code pode ser estático (gerado para uma única transação) ou dinâmico (gerado para várias transações).
O sistema também permite que se cadastre em mais de um banco/plataforma, porém, as chaves precisam que ser diferentes das utilizadas nas outras contas.
MUDANÇAS NO PIX
Se aconteceu com você de enviar um pix errado, sabe o que é desespero em tempo real, não é?
Mas esse problema já tem solução. Os aplicativos dos bancos disponibilizaram uma nova ferramenta que possibilita a devolução. O Banco Central explica que a essa devolução parte de quem recebe por engano o valor, dando a ele a possibildiade de devolver o todo o valor recebido ou parte dele. Essa devolução é feita através do extrato bancário, no botão “Devolver” ou “Reembolsar”, dependendo de que banco é feita a operação. Só clicar nele que a pessoa que fez a transferência irá receber o valor de volta automaticamente. No entrento, será preciso confiar no receptor para que devolva a quantia após o equívoco. Ainda é recomenandado que preste bastante atenção na chave pix ao realizar a transação.
Mas se a pessoa aceitar fazer a devolução, igual o envio do Pix, o pagamento será instantâneo e levará no máximo, 10 segundos para entrar na conta bancária.
Considerado um recurso muito útil para empresas, coomo exeplo nos casos de cancelamento de compra por arrependimento, defeito, falta do produto no estoque,mercadoria perdida e outros acontecimentos.
COMO SABER SE O PIX FOI DEVOLVIDO?
Seguindo a orientação do Banco Central, ao fazer uma devolução utilizando a nova opção “devolver”, a pessoa precisa avisar o usuário que recebeu a transação, para que ele esteja ciente de que terá o dinheiro debitado da conta. O estorno também deve aparecer no extrato da conta.
Confira aqui as demais matérias que preparamos para você:
NOVAS REGRAS DO INSS PARA 2022
CALENDÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL PARA O MÊS DE ABRIL
NOVIDADES DO PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA PARA 2022