**Pix parcelado: o que é, como funciona, como fazer e mais respostas**
O Pix parcelado é uma modalidade que permite dividir pagamentos entre duas e 24 parcelas; saiba como ele funciona, como fazer essa operação em diferentes bancos e mais. Se você já precisou fazer um pagamento e estava sem dinheiro na conta, provavelmente teve que recorrer ao limite do cartão de crédito para realizar a transação. Porém, nem sempre é possível contar com ele. Diante desse cenário, outra solução que você pode considerar é o Pix parcelado, uma modalidade disponibilizada por algumas instituições financeiras, que possibilita dividir o valor de compras e serviços em parcelas. Assim, o dinheiro é creditado em prestações na sua conta, sendo que o destinatário recebe a quantia total e de maneira instantânea.
O serviço é um tipo de operação de crédito pessoal e, no momento de sua contratação, você pode escolher a data de vencimento da operação, assim como a quantidade de parcelas desejadas. A seguir, o TechTudo responde às principais dúvidas sobre o Pix parcelado, desde o que é e como funciona, até como fazer essa transação e quais lojas aceitam a modalidade.
**Pix parcelado: 8 aplicativos para fazer o pagamento**
**Pix parcelado: tire suas dúvidas sobre a modalidade**
**Pix parcelado: tudo o que você precisa saber**
Veja no índice a seguir todos os tópicos que serão tratados neste guia sobre o Pix parcelado.
1. O que é como funciona o Pix parcelado?
2. O Pix parcelado tem juros?
3. Quais lojas aceitam o Pix parcelado?
4. Quais bancos e instituições financeiras fazem Pix parcelado?
5. Como fazer um Pix parcelado?
6. O Pix parcelado vale a pena?
**1. O que é como funciona o Pix parcelado?**
O Pix parcelado é uma modalidade de crédito que permite que uma empresa ou pessoa receba o pagamento integral no momento da compra, sem que o comprador precise pagar todo o valor de uma só vez. Para utilizá-lo, você deve ter uma conta em uma instituição financeira e escolher, no aplicativo do seu banco ou no Internet Banking, o Pix como meio de pagamento.
Em seguida, você deverá selecionar a quantidade de parcelas — que varia de duas a 24 (esse número varia de banco para banco), além da data de vencimento. Ressaltando que só é possível efetuar esse tipo de transação para contas de terceiros.
Na prática, com o Pix parcelado, quem está vendendo recebe o dinheiro na hora e à vista, e quem está comprando tem a possibilidade de parcelar o valor em duas, três vezes ou mais. A operação é apresentada pelas instituições financeiras como uma alternativa rápida para que os clientes possam fazer pagamentos instantâneos, mas descontados a prazo, mesmo sem possuir cartão de crédito ou o valor total na conta.
**2. O Pix parcelado tem juros?**
Como a maioria das operações de crédito, o Pix parcelado tem juros — com ou sem cartão atrelado. Por esse motivo, é importante tomar cuidado ao usá-lo para não se endividar e acabar comprometendo as suas finanças. Planeje-se para pagar as parcelas sempre dentro do prazo.
Além disso, é válido mencionar que as taxas de juros nessas operações são definidas por cada instituição financeira. Logo, elas variam de acordo com cada banco, sendo necessário verificar essas informações antes de realizar esse tipo de transação.
**3. Quais lojas aceitam o Pix parcelado?**
Além de saber o que é e como funciona o Pix parcelado, vale a pena conhecer as lojas que aceitam essa modalidade de pagamento. Qualquer loja, estabelecimento ou serviço que aceite Pix como meio de pagamento, permite utilizar o Pix parcelado. Afinal, ele é apenas um tipo de Pix. Para o vendedor ou a empresa que receberá o dinheiro, a operação não muda. A diferença está na forma como você pagará a sua instituição financeira pela transação.
Logo, você pode utilizar o Pix parcelado em padarias, supermercados, restaurantes, farmácias etc., além de lojas online, como Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza, entre outras.
**4. Quais bancos e instituições financeiras fazem Pix parcelado?**
Como você viu, é possível utilizar o Pix parcelado em diversas lojas, estabelecimentos e serviços — agora, quais bancos e instituições financeiras fazem esse tipo de operação? Atualmente, o Pix parcelado é oferecido pelo Nubank, PicPay, Mercado Pago, Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Digio, Will Bank e RecargaPay. Cada uma dessas instituições tem regras específicas para esse tipo de serviço. Portanto, você deve se informar no banco em que possui conta para utilizá-lo.
O Santander, por exemplo, permite o parcelamento do pagamento entre duas e 24 vezes, e tem o valor mínimo para contratação de R$ 100. Já no Mercado Pago, a operação é feita por meio de QR Code e utiliza o crédito que está disponível na conta do cliente. O valor mínimo para a contratação é de R$ 15.
**5. Como fazer um Pix parcelado?**
Até aqui, você conferiu o que é e como funciona o Pix parcelado, quais lojas aceitam essa modalidade e quais instituições financeiras oferecem essa alternativa — mas afinal, como fazer esse tipo de operação na prática? Para parcelar pagamentos usando o Pix, é preciso acessar o aplicativo ou o Internet Banking do seu banco e buscar por “Pix”, “Pagar com Pix” ou “Pix Parcelado” — essa questão costuma variar de acordo com cada instituição financeira.
Após isso, escolha o tipo de chave, que pode ser o e-mail, telefone, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória, e selecione a opção “Parcelar”, “Parcelamento” ou “Divida o valor” (essa questão varia conforme cada banco). Em seguida, veja as condições e opções de pagamento e confirme, caso esteja satisfeito com as opções.
**6. O Pix parcelado vale a pena?**
O Pix parcelado é uma modalidade que oferece flexibilidade, praticidade e a mesma segurança do Pix tradicional, sendo uma alternativa para ajudar a efetuar uma compra ou um pagamento. Assim, ele pode valer a pena para muitas pessoas. Porém, é importante reforçar que ele envolve a cobrança de juros. Então, você deve considerar esse aspecto para decidir se essa opção realmente faz sentido para o seu caso. Além disso, avalie se a compra é de fato necessária.
O ideal é utilizar o saldo disponível na sua conta para realizar transações e não ficar dependendo do Pix parcelado ou do limite do cartão de crédito, por exemplo.
Pronto. Agora você está por dentro dos principais pontos sobre o Pix parcelado.