O Retorno de Simone Biles: Descubra o Documentário da Netflix Sobre a Ginasta

Anúncios

**O retorno de Simone Biles: conheça documentário da Netflix sobre a ginasta**

Atleta olímpica recordista em medalhas tem sua vida explorada em série documental do streaming vermelho, tratando da carreira, vida pessoal e sua amizade com Rebeca Andrade. Os novos episódios da série documental O Retorno de Simone Biles já estão disponíveis na Netflix desde a última sexta-feira (25). Dividido em duas partes, o show narra em detalhes a trajetória profissional e pessoal da atleta americana Simone Biles, ginasta que foi destaque nas Olimpíadas de Paris ao retornar de um hiato de três anos. Recordista mundial, a atleta estadunidense possui até o momento 11 medalhas olímpicas, sendo sete de ouro.

Entre os assuntos tratados no documentário estão as conquistas de Biles no esporte, as decisões pessoais por trás de seu retorno e o foco em saúde mental. A rivalidade esportiva entre Simone e a ginasta brasileira Rebeca Andrade também é assunto na série. A seguir, confira mais detalhes sobre o documentário O Retorno de Simone Biles.

Anúncios

**Série documental de Simone Biles é dividido em duas partes**

Enredo de O Retorno de Simone Biles. Com quatro episódios, o documentário tem como foco a volta de Simone Biles às competições mundiais após um hiato iniciado em 2020, depois de participar das Olimpíadas de Tóquio. Na época, a ginasta alegou que precisava cuidar da saúde mental. Seu aguardado retorno aconteceu em agosto do ano passado, com alta expectativa dos fãs e da imprensa. Os dois primeiros capítulos da série trazem detalhes da preparação de Biles ao esporte, além das reflexões que teve sobre eventos traumáticos. Um deles foi a queda durante uma performance solo nas Olimpíadas de Tóquio, uma falha que motivou Biles a desistir da competição. Um dos incentivos para o retorno foram os tratamentos em saúde mental para estimular sua participação nos campeonatos mundiais que a levassem às Olimpíadas de Paris, onde conquistou três medalhas de ouro e uma de prata.

O tratamento em saúde mental e a busca por bem-estar também são mostrados no documentário.

**Menção a Rebeca Andrade**

No quarto episódio da série, nomeado “Vou fazer o que for preciso”, é explorada a tensa competição entre Biles e a ginasta paulista Rebeca Andrade durante a prova de ginástica individual, na qual as duas disputaram acirradamente a medalha de ouro. Biles, além de jornalistas e técnicos, elogiaram o talento de Andrade na competição. A ginasta estadunidense fez questão de mencionar que Rebeca “não é humana”, ao ressaltar as habilidades da brasileira que quase tomaram sua medalha olímpica. [Aviso de Spoiler] No entanto, quem espera ver o celebrado momento onde Biles e colega de equipe Jordan Chiles saúdam a vitória de Andrade na ginástica artística ficará decepcionado. O documentário não aborda a competição que rendeu medalha de prata à Biles, ocorrida depois de sua vitória na ginástica individual. A foto das três ginastas negras no pódio foi destaque em todo o mundo, sendo compartilhada por outros atletas e celebridades, como a atriz e vencedora do Oscar Viola Davis.

Rebeca Andrade e Simone Biles disputaram as finais de trave e solo na Ginástica Artística.

**Repercussão entre público e crítica**

O Retorno de Simone Biles conquistou nota 7,2 no IMDb, graças à votação de 1,9 mil usuários. Na avaliação da crítica, as médias foram de 79 no Metacritic e 100% no Rotten Tomatoes. Neste último portal, o consenso entre a crítica especializada é de que a série documental é “um excelente retrato de uma campeã”, pois combina “o espetáculo visual das proezas de Simone Biles com uma visão íntima das suas motivações”. Na visão de Rebecca Nicholson, jornalista do Guardian, o documentário oferece “duas horas bem gastas” para quem quiser se aventurar na intimidade da ginasta. Outra opinião elogiosa veio de Aramide Tinubu, do portal Variety, que classificou o show como “um relato vulnerável e com ritmo sofisticado que introduz na história da ginástica o legado de Biles”.

**Confira o trailer O Retorno de Simone Biles – Parte 2**

Com informações de Guardian, IMDb, Metacritic, NBC, Olimpíadas de Paris 2024, Rotten Tomatoes, Today, Variety.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *