Os Dez Mandamentos da Air Fryer: tudo que você deve ou não fazer na fritadeira
A air fryer é um eletrodoméstico cada vez mais presente na vida dos brasileiros, mas nem todos os usuários conhecem as boas práticas para usar o dispositivo. Dicas como não obstruir as saídas de ar ou não superlotar o cesto de alimentos, por exemplo, são essenciais para garantir o bom funcionamento da fritadeira eletrônica. Pensando nisso, o TechTudo elaborou uma lista com as principais regras de utilização do equipamento, incluindo quais comidas e utensílios são proibidos e quais deles são compatíveis com o aparelho e mais. Confira, a seguir, os “Dez Mandamentos” da air fryer.
1. Não superlote o cesto
Ao contrário do que muita gente pensa, encher a cesta da fritadeira até a capacidade máxima não torna o preparo dos alimentos mais rápido—o efeito, na verdade, é contrário. Além de prejudicar o funcionamento da air fryer e aumentar o gasto de energia elétrica do equipamento, essa prática ainda torna o preparo da refeição mais lento. Isso porque a ação atrapalha a circulação de ar no aparelho – que é justamente o método responsável por fritar a comida.
2. Não obstrua as saídas de ar
A fritadeira elétrica é um aparelho que não necessita de uma capa protetora, pois, em vez de proteger, ela pode bloquear as saídas de ar e apresentar ameaças graves para a saúde e a segurança dos usuários. As saídas de ar geralmente estão localizadas na parte traseira ou lateral da air fryer e são responsáveis por fazer com que o ar quente circule dentro do equipamento. Caso o ar não circule de forma correta e as saídas estejam fechadas, há perigo de superaquecimento do aparelho e até mesmo risco de causar um incêndio.
3. Não modifique a tomada (o que inclui usar adaptadores e benjamins)
Como a air fryer é um eletrodoméstico de alta potência, isso pode acabar se transformando em um problema, com consequências que vão desde o superaquecimento do equipamento até mesmo o risco de um curto-circuito. O ideal é verificar se as instalações elétricas e a tomada escolhida são compatíveis com a air fryer, além de verificar a qualidade dos adaptadores.
4. Lembre-se de limpar após o uso
É muito importante consultar o manual de instruções para verificar qual é o método de limpeza adequado da fritadeira. Para alimentos que não produzem muita gordura, um pano seco é capaz de remover o excesso de óleo cesto. Já para os mais gordurosos, é necessário retirar o cesto e a bandeja para lavá-los com detergente neutro e água corrente; em alguns casos é preciso deixar de molho.
5. Leia o manual de instruções
O manual de instruções dos produtos é fundamental e inclui dicas de limpeza, informações sobre a garantia e uma tabela com o tempo e temperatura que cada tipo de alimento deve ser feito. O primeiro uso da fritadeira—chamado de cura—deve ser feito lavando a bandeja e cesto, e ligando o aparelho vazio a 200 °C por cerca de 10 minutos.
6. Não use sem o cesto
O cesto da air fryer é a peça responsável por retirar o excesso de gordura dos alimentos e impede que comida entre em contato direto com a bandeja, fazendo parte do sistema de circulação de ar quente do aparelho. A ausência do cesto pode provocar o mau funcionamento do produto.
7. Não coloque em cima da pia
A fritadeira é de alta potência, tornando-se um local inadequado para o pôr o equipamento, tanto pelo risco de choque elétrico quanto os possíveis problemas ao molhar determinadas peças. O ideal é deixar um espaço de 10 cm ao redor do equipamento.
8. Não use várias vezes seguidas
Usar a fritadeira sem limpar pode alterar o sabor da comida e acumular gordura queimada, com riscos de danificar o aparelho. Como alternativas, existem formas específicas com divisórias ou você pode usar outros eletrodomésticos para terminar de cozinhar as refeições.
9. Não cozinhe alimentos proibidos
Os alimentos com texturas como massa líquidas, grãos, folhas secas e outros itens que soltem migalhas não são adequados para a air fryer. Entre os itens proibidos estão pipoca, picanha, queijo fresco, macarrão e muito mais. Sempre utilize utensílios apropriados para evitar danos ao aparelho.
10. Não force os botões
Embora seja possível girar o botão de timer para retirar a comida antes do tempo estipulado, realizar esta ação frequentemente pode acabar danificando o produto. É importante consultar o manual de instruções do aparelho para verificar a forma correta de ligar e desligar o equipamento.
Com informações de Tech Tudo, Choice, Britânia, Ypê, G1 e O Globo.