O que é um fundo imobiliário?
Vamos começar do começo. Os fundos imobiliários são uma espécie de “condomínio” para os investidores, que unem seus recursos e os aplicam no mercado imobiliário. A dinâmica mais tradicional é que os fundos são usados para construir ou comprar imóveis e depois alugar ou arrendar.
Os benefícios obtidos com essas operações são distribuídos aos participantes na proporção do investimento de cada um deles. As decisões sobre o que fazer com os recursos – tomadas pelos gestores de fundos – precisam seguir metas e políticas predeterminadas.
O sucesso ou não do investimento determinará a valorização ou desvalorização das cotas do fundo.
Quais são as vantagens de investir em fundos imobiliários?
Uma das maiores vantagens desse produto é que 95% do lucro líquido é distribuído aos acionistas, sendo sua renda mensal isenta de imposto de renda.
O retorno do investimento pode ser obtido de duas maneiras: valorização das ações e pagamentos de receitas, como aluguel e amortização. Além disso, a obtenção de participações em fundos imobiliários envolve menos burocracia e custos menores do que o investimento direto na compra de imóveis.
Outra vantagem relacionada é a diversificação. O mesmo fundo pode ter títulos e ativos muito diferentes. Se o seu objetivo é o arrendamento mercantil, o FII pode possuir shoppings e depósitos em diferentes partes do país, reduzindo assim o risco de desocupação dos lojistas.
Quem busca a lucratividade de viver de renda passiva por meio do pagamento de dividendos também verá as vantagens dos fundos imobiliários. Isso ocorre porque a lei exige que distribuam a maior parte de seus lucros aos acionistas.