Os filmes de terror japoneses, como O Grito e O Chamado, fazem sucesso entre o público e a crítica internacional; veja 8 longas do gênero para assistir e tremer de medo. Os filmes de terror japoneses são uma ótima pedida para fãs do gênero de horror que procuram por títulos realmente assustadores. As produções asiáticas são algumas das mais elogiadas no meio, ganhando versões estadunidenses ao longo dos anos, como aconteceu com O Grito (2002) e Ring – O Chamado (1998). Além de sucessos dos anos 90 e 2000, lançamentos mais recentes também vêm conquistando o público, como Re/Member (2023). Por sorte, você consegue encontrar alguns dos melhores longas de terror japoneses em streamings, como Darkflix+, Amazon Prime Video e Netflix.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 8 obras do estilo que você precisa assistir se adora sentir medo e levar susto. Confira, a seguir, enredo, elenco e repercussão de cada um dos títulos de terror, que vão te deixar tremendo na base.
Filmes de terror japoneses como O Grito e O Chamado ganharam versões norte-americanas.
Na lista do TechTudo com 8 filmes de terror japoneses, você encontra:
1. Audição (1999)
Viúvo há muitos anos, o produtor Aoyama decide usar um processo de audição para atrizes como uma forma de encontrar a próxima esposa. Não demora muito para que a jovem Asami Yamazaki chame a sua atenção, pela beleza e carisma. Mas ela não é quem parece ser e esconde um lado mortal. É um filme para quem tem estômago forte, com cenas bem violentas. Disponível no catálogo do Darkflix+, A Audição é estrelado por Ryo Ishibashi (American Yakuza) e Eihi Shiina (Helldriver) nos papéis de Aoyama e Yamazaki. A direção ficou por conta de Takashi Miike (13 Assassinos), diretor controverso no gênero do terror. O longa tem altas avaliações na crítica, com 7.1 pontos no IMDb e 83% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes.
2. O Grito (2002)
A história de O Grito começa quando uma assistente social inexperiente tem a missão de visitar uma família misteriosa. Ao chegar na casa, ela é perseguida pela alma de uma criança e de sua mãe, que foi morta pelo marido. As duas forças estão prontas para matar qualquer um que entrar na sua casa. O elenco é composto por Takako Fuji (Katasumi) e Yuya Ozeki (Drawing Days), que interpretam os espíritos de Kakayo e Toshio. O longa, escrito e dirigido por Takashi Shimizu (A Sana), é famoso internacionalmente. Disponível no Darkflix+, acumula 6.7 pontos no IMDb e tem um total de 80% de aprovação da crítica na plataforma do Rotten Tomatoes.
3. Ring – O Chamado (1998)
Após a morte de um parente, a repórter Tomoko Oishi decide investigar uma fita suspeita que, supostamente, mata qualquer um que assisti-la no período de uma semana. Nesse processo, ela descobre a história de Sadako, uma menina que foi submetida a várias experiências há anos e pode estar relacionada ao vídeo assassino. Yuko Takeuchi (Pride) e Rie Ino (Inugami) são creditadas no elenco como a jornalista Oishi e Sadako, que deu origem à personagem Samara no remake estadunidense. O filme japonês faz parte do catálogo do Amazon Prime Video e tem direção assinada por Hideo Nakata (Água Negra). Ao todo, Ring – O Chamado acumula 7.2 pontos no IMDb e 98% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
4. Re/Member (2023)
Filme original da Netflix fala sobre seis estudantes do Ensino Médio que são amaldiçoados pela alma de uma jovem que foi assassinada. O grupo vive em um loop temporal, sempre revivendo o mesmo dia. Para quebrar o padrão, eles precisam encontrar partes de outros cadáveres assassinados, enquanto são perseguidos por criaturas sombrias. O título japonês traz Kanna Hashimoto (Em Uma Terra Muito Distante… Havia Um Crime), Gordon Maeda (366 Days) e Maika Yamamoto (Hitman From Today) no elenco como Asuka, Takahiro e Rumiko. Re/Member é dirigido por Eiichirô Hasumi (Umizaru) e tem avaliação mediana nos sites agregadores de crítica: são 5.2 pontos no IMDb e 50% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes.
5. Bônus: Plano Sequência dos Mortos (2017)
Um grupo de cineastas decide gravar um filme de terror em uma instalação antiga e abandonada. Isso parece ser a resposta perfeita para o baixo orçamento dos profissionais. Mas tudo muda quando eles começam a ser atacados por zumbis de verdade. De toda forma, decidem documentar toda a perseguição, a fim de exibir os detalhes. Yuzuki Akiyama (Girl XX) e Takayuki Hamatsu (Kamen Rider Revice) estão no elenco como Chinatsu e Higurashi. Com direção e roteiro de Shin’ichirô Ueda (Popran), Plano Sequência dos Mortos não está disponível no streaming. O longa japonês tem 7.6 pontos no IMDb e 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
6. Bônus: Perfect Blue (1997)
A animação japonesa de terror psicológico conta a história de Mima, uma cantora pop que decide apostar na vida de atriz. Seu primeiro trabalho é uma série criminal, mas o projeto não é muito bem recebido pelos fãs — que chegam a ameaçá-la. Para piorar, as cenas de crime começam a impactar a jovem, que não consegue mais separar a realidade da fantasia. O filme tem as vozes de Junko Iwao (Key The Metal Idol) e Rica Matsumoto (Pokémon), que dublam Mima e a assessoria da cantora, Rumi. Perfect Blue não está disponível no streaming. Com direção de Satoshi Kon (Atriz Milenar), o longa tem 8 pontos no IMDb e conta com 84% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
7. Bônus: Água Negra (2002)
Yoshimi Matsubara é uma mulher recém divorciada, que se muda com a filha, Ikuko, para um apartamento antigo, de qualidade duvidosa. O porteiro e o síndico não parecem se importar com as reclamações e, para piorar, o pai de Ikuko quer a guarda total da menina. As coisas ficam mais difíceis quando uma goteira insistente aparece no apartamento e a criança começa a preocupar a mãe com amigos imaginários. Hitomi Kuroki (Lost Paradise) e Rio Kanno (Super Ricos) dão vida às personagens Matsubara e Ikuko. A direção é de Hideo Nakata, que também dirigiu O Chamado. O filme não está disponível no catálogo de streaming. Água Negra tem 6.7 pontos no IMDb, 84% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e já ganhou remakes posteriormente, incluindo o lançado em 2005, dirigido por Walter Salles.
8. Bônus: A Cura (1997)
Uma onda de assassinatos violentos aterroriza a cidade de Tóquio. Em cada caso, o assassino é encontrado ao lado do corpo da vítima, mas não se lembra do crime e afirma não ter controle dos próprios atos. O detetive Kenichi Takabe tenta encontrar alguma relação entre os casos e acaba por descobrir um conhecido em comum de todos os assassinos. Mas seguir essa pista será mais difícil do que parece. A Cura é estrelado por Kōji Yakusho (Dias Perfeitos) como o detetive Takabe. Masato Hagiwara (Akagi) e Tsuyoshi Ujiki (Kamen Rider Agito) também são listados no elenco como os personagens Kunio Mamiya e Shin Sakuma. O filme, que não está disponível em streaming, é escrito e dirigido por Kiyoshi Kurosawa (Pulse). No IMDb acumula 7.5 pontos, enquanto traz 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes.