O primeiro filme gravado com um celular foi “Uneasy Lies The Mind”, dirigido por Ricky Fosheim. Após esse marco, outros filmes também foram bem recebidos pelo público e crítica, demonstrando que é possível produzir obras de qualidade utilizando apenas câmeras de celular. Alguns exemplos dessas produções incluem “Tangerina” (2015) e o episódio “Connection Lost” da série “Modern Family” (2015).
No caso de “Tangerina”, o filme foi gravado utilizando três iPhones 5s, e obteve grande aclamação pela crítica. Pensando nisso, compilamos uma lista de produções, a maioria independentes, que foram realizadas apenas com câmeras de celular, e indicamos onde assistir a cada uma delas.
1. “Tangerina” (2015): Dirigido por Sean Baker, o filme segue a vida de Sin-Dee, uma garota de programa transexual que descobre que seu namorado está traindo-a. Determinada a se vingar, ela sai em busca do casal. O filme obteve indicações em várias categorias no Independent Spirit Awards de 2016 e tem uma média de 7,1 no IMDb. Está disponível para streaming no Filmicca.
2. “O Céu é o Limite” (2019): Dirigido por Steven Soderbergh, o filme explora o cenário da NBA em meio a uma paralisação do torneio. Um agente esportivo chamado Ray Burke precisa encontrar uma forma de ajudar um jogador em meio ao caos. O filme conta com um elenco que inclui Melvin Gregg, Zazie Beetz e Bill Duke, e tem uma média de 6,2 no IMDb. Você pode assistir ao filme na Netflix.
3. “Procurando Sugar Man” (2012): Este documentário retrata a busca de dois fãs sul-africanos pelo músico Sixto Rodriguez, que desapareceu da cena musical nos anos 1990. O filme foi vencedor do BAFTA e do Oscar de Melhor Documentário, e tem uma média de 8,2 no IMDb. Está disponível para aluguel e compra na Apple TV+.
4. “Uneasy Lies The Mind” (2014): Estrelado por Jonas Fisch e Dillon Tucker, o filme retrata a deterioração da saúde mental de um homem durante um retiro de casais. Foi o primeiro filme a ser gravado utilizando um iPhone 5, e utiliza as limitações do dispositivo para retratar o caos enfrentado pelo protagonista. O filme tem uma média de 6 pontos no IMDb e está disponível para streaming no Tubi.
Além desses filmes, também incluímos um bônus na lista, o episódio “Connection Lost” da série “Modern Family” (2015). Nesse episódio, a família protagonista se comunica através de chamadas de vídeo, e a filmagem foi feita utilizando iPhones e iPads. O episódio recebeu uma avaliação de 9,5 do público. A sexta temporada de “Modern Family” está disponível para streaming no Star+.
Essas produções mostram como é possível utilizar celulares para gravar filmes de qualidade, eliminando a necessidade de grandes estruturas de gravação. O cinema e os streamings têm cada vez mais espaço para essas produções, que conseguem cativar o público e a crítica.