12 Filmes de Terror Proibidos por Sua Violência Excessiva

Anúncios

**12 Filmes de Terror Proibidos por seu Conteúdo Perturbador**

Existem filmes de terror que foram proibidos em diversos países por seu conteúdo perturbador. Por conta do realismo gráfico de violência, abuso sexual, humilhação e até satanismo, obras como *A Serbian Film – Terror Sem Limites* (2010), *A Centopeia Humana* (2009), *Saló, ou os 120 Dias de Sodoma* (1975) e *O Exorcista* (1973) foram banidas das telas de cinema em países como Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e até mesmo no Brasil.

Após o período de controvérsias, esses títulos hoje estão disponíveis em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Max e Darkflix+, uma plataforma brasileira dedicada ao cinema de horror e fantasia. Para entender o motivo da censura e conferir as plataformas disponíveis para maratonar essas produções, o TechTudo elencou os 12 filmes mais controversos que foram vetados das telonas mundiais. Além dessas informações, você confere elenco e notas do público e crítica.

Anúncios

Os filmes que são e já foram censurados em diversos países você confere na lista abaixo:
1. *A Serbian Film – Terror Sem Limites* (2010)
2. *A Centopeia Humana* (2009)
3. *O Albergue 2* (2007)
4. *Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio* (1981)
5. *Holocausto Canibal* (1980)
6. *Os Demônios* (1971)
7. *O Massacre da Serra Elétrica* (1974)
8. *Fome Animal* (1992)
9. *A Última Casa* (2009)
10. *Saló, ou os 120 Dias de Sodoma* (1975)
11. *O Exorcista* (1973)
12. *O Maníaco* (1980)

1. *A Serbian Film – Terror Sem Limites* (2010)
Quem é adepto a longas perturbadores já deve ter ouvido falar de *A Serbian Film – Terror Sem Limites*. No longa, Srđan “Žika” Todorović (Gata Preta, Gato Branco) interpreta Milos, um ex-ator pornô de meia-idade que, após uma crise financeira, topa participar de um estranho filme erótico. O que deveria ser uma produção meramente artística se torna um palco para que práticas sexuais de toda a natureza sejam realizadas na frente das câmeras, incluindo estupros contra mulheres adultas e até mesmo menores. Tido como uma das obras mais censuradas do cinema nas últimas décadas, o título do diretor sérvio Srdjan Spasojevic (O ABC da Morte) chegou a ser vetado em 12 países, como Espanha, Reino Unido, Noruega, Filipinas, Irlanda, além do Brasil, onde foi proibido de ser veiculado nos cinemas do Rio de Janeiro. Atualmente, o longa pode ser visto no Darkflix+. A produção recebeu baixas avaliações de 4,9 no IMDb e 45% no Rotten Tomatoes.

2. *A Centopeia Humana* (2009)
Sucesso na internet no final dos anos 2000, o longa independente *A Centopeia Humana* possui cenas tão degradantes que agem como uma verdadeira lavagem estomacal na barriga dos espectadores. Na trama, as amigas americanas, Jenny (Yennie) e Lindsay (Williams) estão de férias pela Europa. Ao ficarem perdidas na estrada, a dupla vai parar na casa de um estranho cirurgião chamado Dr. Heiter (Laser), que as mantém como reféns. O plano do perverso cientista é unir as amigas e um outro raptado em um horrendo experimento para criar uma centopeia humana, onde as três pessoas estão conectadas pelo mesmo sistema digestivo. As doses de perversão da obra aumentaram ainda mais no segundo filme, que chegou a ser proibido na Nova Zelândia, Reino Unido e nas Filipinas. O primeiro capítulo, disponível no Darkflix+, é estrelado por Dieter Laser (November), Winter Williams (Gângster Albanês), Ashlynn Yennie (A Vizinha Errada) e Akihiro Kitamura (Cobra Kai). A nota no IMDb é de 4,4 e no Rotten a aprovação é de 48%.

3. *O Albergue 2* (2007)
Esse filme acompanha as amigas americanas Beth (German), Lorna (Matarazzo) e Whitney (Phillips) em viagem a Roma. Durante os passeios, elas são atraídas por uma atraente modelo que as leva para uma região isolada da Eslováquia. Quando o trio chega ao local, se depara com um leilão macabro onde elas é que serão os objetos leiloados. A sequência, disponível no Sony One, conseguiu ser banida na Alemanha, Nova Zelândia e Reino Unido por conta do alto nível de violência. Estão no elenco Lauren German (Lúcifer), Roger Bart (Os Produtores), Heather Matarazzo (Pânico 3), Bijou Phillips (Bully: Juventude Violenta) e mais. As médias são de 5,5 no IMDb e 44% no Rotten Tomatoes.

4. *Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio* (1981)
Os amigos universitários Ash Williams (Campbell), Cheryl (Sandweiss), Scott (DeManincor), Linda (Betsy Baker) e Shelly (Tilly) passam a noite em uma cabana abandonada no meio do nada. A situação deles piora quando encontram um livro antigo chamado Necromonicon, o Livro dos Mortos, além de uma gravação em áudio de um feitiço antigo. Após mexerem nestes objetos, estranhas forças demoníacas se apoderam dos corpos de alguns dos estudantes. O longa-metragem de estreia do diretor Sam Raimi (Dr. Estranho no Multiverso da Loucura) gerou tanto burburinho no cenário do horror mundial que conseguiu ser censurado no Reino Unido, onde partes do longa não foram incluídas nos cortes para cinema e VHS. Hoje, o filme pode ser conferido na íntegra no Max. Fazem parte do elenco Bruce Campbell (Xena: A Princesa Guerreira), Ellen Sandweiss (Memórias de Pavor), Richard DeManincor (Dois Heróis Bem Trapalhões), Betsy Baker (Lola) e Theresa Tilly (Fábula Americana). Já as médias são de 7,4 no IMDb e 86% de aprovação no Rotten Tomatoes.

5. *Holocausto Canibal* (1980)
No enredo, o professor universitário Harold Monroe (Kerman) é convocado para investigar o desaparecimento de quatro documentaristas na Floresta Amazônica. Quando descobre as fitas registradas pelo quarteto, o personagem se depara com uma realidade macabra envolvendo indígenas canibais e a própria crueldade humana. Estão no elenco Robert Kerman (Homem-Aranha 2), Francesca Ciardi (Eroina), Perry Pirkanen (Lunamancer) e Salvatore Basile (Efeito Colateral). O realismo gráfico presente na obra de Ruggero Deodato (Inferno ao Vivo) foi tão impactante na época que o longa chegou a ser proibido na Austrália, África do Sul e Reino Unido devido às cenas de violência contra pessoas (todas simuladas) e animais (feitas de verdade). Deodato quase foi preso no seu país sob a alegação de ter gravado mortes reais; acusação que ele desmentiu ao vivo na TV italiana ao convocar parte do elenco para mostrar que eles não morreram. O longa está no Darkflix+. Vale lembrar que as médias do filme são de 5,8 no IMDb e aprovação de 67% no Rotten Tomatoes.

6. *Os Demônios* (1971)
Essa trama é parcialmente inspirada na vida errática do sacerdote Urbain Grandier (1590-1634), que durante a Inquisição foi condenado à fogueira por bruxaria e rompimento do celibato. No longa, Urbain (Reed) é alvo da perseguição da Irmã Jeanne des Anges (Redgrave), uma freira sexualmente reprimida que quer acabar com o sacerdócio do padre, nem que para isso ela envolva todo o convento onde ele atua. Estão no elenco Vanessa Redgrave (Cartas para Julieta), Oliver Reed (Gladiador), Dudley Sutton (Lovejoy), Gemma Jones (O Diário de Bridget Jones), e mais. Dirigido por Ken Russell (Tommy), *Os Demônios* é considerado um ícone da categoria “nunsploitation”, uma vertente onde freiras desinibidas abraçam todo tipo de pecado. A produção, hoje disponível no Darkflix+, exibe cenas envolvendo masturbação, sexo, lesbianismo e satanismo protagonizadas pelas irmãs, o que levou o filme a ser banido no Reino Unido e na Finlândia. O longa possui nota 7,7 no IMDb e aprovação de 70% no RT.

7. *O Massacre da Serra Elétrica* (1974)
Os irmãos Sally (Burns) e Franklin Hardesty (Paul A. Partain) estão em viagem para visitar o túmulo do avô no Texas. Durante o trajeto, eles são raptados por uma família de assassinos cujo principal integrante é Leatherface (Hansen), um psicopata que usa uma máscara feita de peles e uma motosserra para matar suas vítimas. Atualmente presente no Prime Video, o longa é estrelado por Marilyn Burns (Devorado Vivo), Edwin Neal (A Violência do Futuro), Paul A. Partain (A Outra Face da Violência), Gunnar Hansen (Death House), e mais. Apesar de estar disponível em streaming, *O Massacre da Serra Elétrica* chegou a ser proibido em diversos países, como Finlândia, Reino Unido, Chile, Alemanha Ocidental (período do Muro de Berlim), Islândia e até mesmo no Brasil, durante a ditadura. As avaliações estão em 7,4 no IMDb e aprovação de 89% no Rotten Tomatoes.

8. *Fome Animal* (1992)
Anos antes de ser conhecido pela franquia Senhor dos Anéis, o diretor neozelandês Peter Jackson era famoso em seu país de origem por realizar filmes de terror de baixo orçamento. O mais conhecido dessa filmografia é *Fome Animal*, onde uma idosa contrai raiva após ser mordida por um macaco. No entanto, sua doença causa uma estranha fome onde ela devora todo tipo de ser vivo – até mesmo humanos. O longa é uma verdadeira explosão de sangue e vísceras que chegou a ser banido na Finlândia, Singapura, Coreia do Sul e Alemanha. Disponível no Darkflix+, a produção tem como protagonistas Timothy Balme (Mercy Peak), Diana Peñalver (Os Favoritos de Midas), Elizabeth Moody (Almas Gêmeas), Stuart Devenie (Força Aérea 2), entre outros.

9. *A Última Casa* (2009)
O que já era perturbador ficou ainda pior com o lançamento de *A Última Casa*, filme de Dennis Iliadis (Hardcore) que é uma refilmagem de *Aniversário Macabro* (1972). As duas produções são protagonizadas por um quarteto de psicopatas que sequestram, estupram e matam duas amigas adolescentes. Após o crime, os assassinos se refugiam numa casa isolada. O que os visitantes não esperavam é que a residência seja dos pais das vítimas, que usarão de todo o tipo de tortura contra os criminosos. Assistir o remake na Netflix pode ser mais suave comparado à versão original, que chegou a ser banida na Nova Zelândia, Reino Unido e Austrália. Estão no cast Tony Goldwyn (Ghost – Do Outro Lado da Vida), Monica Potter (Con Air – A Rota da Fuga), Garret Dillahunt (ER – Plantão Médico), Aaron Paul (Breaking Bad), Spencer Treat Clark (Vidro), e Sara Paxton (Super-Herói: O Filme). Entre a crítica, *A Última Casa* recebeu aprovação de 43% no Rotten Tomatoes, enquanto no IMDb a nota ficou em 6,5.

10. *Saló, ou os 120 Dias de Sodoma* (1975)
Se o livro escrito em 1785 por Marquês de Sade já causa transtornos até hoje, o filme do cineasta e autor Pier Paolo Pasolini (Decameron, o filme) provoca todo o tipo de repulsão, tanto que foi proibido em nove países, como Austrália, Nova Zelândia, Noruega, Finlândia, Canadá, Reino Unido, Itália, Alemanha e EUA. Disponível no Darkflix+, o filme tem a participação de Paolo Bonacelli (Um Homem Misterioso), Giorgio Cataldi (La ragazza alla pari) e Aldo Valletti (Eu Estou com Medo) no elenco. A adaptação se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde quatro fascistas italianos sequestram nove adolescentes e os mantêm em cárcere em um castelo. Eles obrigam os jovens a participarem, durante 120 dias, de todo o tipo de entretenimento perverso que vai além do prazer sexual. O longa tem nota 5,8 no IMDb e aprovação de 71% no RT.

11. *O Exorcista* (1973)
A atriz Chris MacNeil (Burstyn) vai atrás de dois padres exorcistas quando sua filha Regan (Linda Blair) apresenta mudanças de comportamento inexplicáveis para a medicina. Tudo leva a crer que se trata de uma possessão causada por um artefato diabólico trazido do Iraque pelo tio da garota. O exorcismo é conduzido pelo experiente Padre Merrin (Sydow) e Padre Damien (Jason Miller), um homem cuja fé estava em declínio. Considerado um clássico absoluto do terror, *O Exorcista* não saiu impune da censura. No Reino Unido, o longa do diretor William Friedkin (Parceiros da Noite) chegou a ser banido por 11 anos, retornando apenas nos anos 1990. Hoje o longa permanece no Max. Fazem parte do elenco Ellen Burstyn (Requiem para um Sonho), Linda Blair (Ruas Selvagens), Jason Miller (Rudy) e Jack MacGowran (A Dança dos Vampiros). As médias são de 8,1 no IMDb e aprovação de 78% no Rotten Tomatoes.

12. *O Maníaco* (1980)
Frank Zito (Spinell) passou a infância sendo abusado pela sua mãe, uma prostituta de nome Carmen. Os anos de assédio causaram uma perturbação em sua vida adulta. Agora, ele assassina mulheres em Nova Iorque e retira seus escalpos para enfeitar seus manequins. Apesar de sua aversão pelas mulheres, Zito se apaixona por Anna D’Antoni (Munro), uma fotógrafa que ele conheceu no Central Park. Filmada com baixíssimo orçamento, a obra do diretor William Lustig (O Próximo Alvo) chegou a ter a comercialização em vídeo banida no Reino Unido na década de 1990. Joe Spinell (Rocky: Um Lutador), Caroline Munro (007 – O Espião que me Amava) e o maquiador Tom Savini (Um Drink no Inferno) participam do elenco principal. O longa integra o catálogo do Darkflix+. *O Maníaco* tem nota 6,4 no IMDb e aprovação de 40% no Rotten Tomatoes.

Com informações de Creepy Bonfire, IMDb, Rotten Tomatoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *