10 filmes emocionantes baseados em histórias reais que desafiam os fortes a assistirem

Anúncios

**10 filmes tristes baseados em fatos reais que só os fortes conseguem assistir**

Produções como Titanic, 12 Anos de Escravidão e Meninos Não Chorão trazem os dramas da vida real para o streaming; acompanhe os destaques e saiba onde maratoná-los. Filmes tristes oferecem grandes chances de fazer o público chorar, e quando são baseados em fatos reais, a recomendação é de que só os fortes assistam. Os dramas da vida cotidiana já levaram milhares de pessoas às salas de cinema para conferir obras como Titanic (1997), 12 Anos de Escravidão (2013), Meninos Não Chorão (1999) e O Impossível. Desastres naturais, racismo, crimes que abalaram a opinião pública e guerras sanguinárias são alguns dos temas retratados em tela. Produções como essas estão presentes em plataformas como Max, Netflix e Amazon Prime Video.

Grande parte dessas obras estão reunidas no streaming, onde o público pode maratoná-las com pipoca e lenços para segurar a fome e o choro. Para os mais emocionados e também para os que têm o pulso firme, o TechTudo preparou uma lista com os 10 filmes que são pura emoção até o fim. Em cada dica, há informações sobre enredo, elenco e notas no IMDb e Rotten Tomatoes.

Anúncios

Prepare os lenços e veja os dramas da vida real mais impactantes do streaming:

1. **Meninos Não Chorão (1999)**
Disponível no Disney+, Meninos Não Chorão retrata um dos crimes de transfobia mais chocantes dos Estados Unidos. Trata-se do assassinato de Brandon Teena, ocorrido em 1993 e que chamou a atenção da mídia na época. Brandon Teena (Swank) é um jovem trans que se muda para a cidade de Humboldt, Nebraska. Ele se envolve com Lana Tisdel (Sevigny), uma jovem simpática que quer ser cantora. No entanto, a vida do protagonista corre perigo quando John Lotter (Sarsgaard), ex-namorado da garota, descobre sua real condição biológica e planeja cometer uma atrocidade contra o rapaz. A atriz e vencedora do Oscar Hilary Swank (Menina de Ouro) dá vida ao personagem, enquanto Chloë Sevigny (Monstros: Irmãos Menendez), Peter Sarsgaard (Batman) e Brendan Sexton III (O Homem nas Trevas 2) completam o elenco da cinebiografia da diretora Kimberly Peirce (Carrie, a Estranha, de 2013). Além das notas de 7,5 no IMDb e aprovação de 90% no RT, Meninos Não Chorão rendeu à Hillary Swank um Oscar de Melhor Atriz em 2000.

2. **O Impossível (2012)**
De férias na Tailândia, a família Bennett é surpreendida com fortes terremotos seguidos de ondas gigantescas no litoral. Não demora muito para que o mar invada a cidade onde estão, causando a separação da família em dois grupos. De um lado está Mary (Watts) e seu filho mais velho Lucas (Holland); do outro, o marido Henry (McGregor) e as outras duas crianças menores. Aterrorizados com ampla destruição, cada lado não sabe se o outro está vivo. Os tsunamis ocorridos em 2004 retornaram ao consciente popular em 2012, com o filme O Impossível. O drama foca no relato real da física espanhola María Belón, que sobreviveu à catástrofe junto com sua família. A produção espanhola dirigida por J. A. Bayona (O Orfanato) contou com astros hollywoodianos, como Naomi Watts (O Castelo de Vidro), Ewan McGregor (Moulin Rouge), Samuel Joslin (Paddington) e Tom Holland (Entre Estranhos), em seu primeiro papel nos cinemas. O longa está disponível no Telecine. As médias são de 7,5 no IMDb e aprovação de 82% no RT.

3. **Titanic (1997)**
Um grupo de caçadores de tesouros encontra uma antiga joia valiosa no fundo do oceano. Com a repercussão, uma idosa chamada Rose DeWitt Bukater alega ser a portadora do objeto. Para provar seu ponto, ela relembra suas memórias a bordo do RMS Titanic, em 1912, onde viajava junto com o noivo Cal Hockley (Zane). Mas ela rapidamente se apaixona por Jack Dawson (DiCaprio), um pintor aventureiro que embarca na classe econômica. Porém, a paixão dos dois terá como principal obstáculo uma tragédia que marcará a história. Depois de Exterminador do Futuro, outro grande sucesso do diretor James Cameron é Titanic. Aqui o diretor insere um romance arrebatador em cima da tragédia real do RMS Titanic, que naufragou em 1912 após se chocar com um iceberg. Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das Flores), Kate Winslet (Mare of Easttown), Billy Zane (Zoolander) e Bernard Hill (franquia Senhor dos Anéis) integram o elenco principal desse filme que pode ser visto no Disney+.

4. **A Troca (2008)**
O ator e diretor Clint Eastwood (A Mula) convocou Angelina Jolie (Sr. e Sra. Smith) para retratar nas telonas um dos casos de sequestro infantil mais emblemáticos dos Estados Unidos. Em A Troca, Jolie interpreta Christine Collins, uma mãe que, no ano de 1928, vai à polícia registrar o desaparecimento do seu filho Walter. Cinco meses depois, o garoto é encontrado. No entanto, a mulher não acredita que o menino apresentado seja de fato seu filho, desconfiança essa que dá início a um conflito entre a mãe e a polícia. Colm Feore (The Umbrella Academy), Gattlin Griffith (Refém da Paixão), Amy Ryan (Only Murders in the Building) e John Malkovich (Ripley) fazem parte do elenco principal. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube, o longa apresenta avaliações de 7,7 no IMDb e aprovação de 62% no Rotten Tomatoes.

5. **Voo United 93 (2006)**
Cinco anos após os atentados terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos, o diretor Paul Greengrass (franquia Bourne) lançava nos cinemas o drama Voo United 93. O enredo ilustra o que se passou dentro do avião escolhido por terroristas da Al-Qaeda para se chocar contra o capitólio estadunidense, mas que não conseguiu completar sua meta, pois os tripulantes da aeronave conseguiram render os criminosos. O longa está no catálogo do Telecine. Estão no elenco Christian Clemenson (Um Homem por Inteiro), David Alan Basche (Operação Lioness), Olivia Thirlby (Juno), Liza Colón-Zayas (The Bear), Khalid Abdalla (The Crown), Lewis Alsamari (Zona Verde), entre outros. Voo United 93 (2006) tem uma nota de 7,6 no IMDb. No Rotten Tomatoes, o filme possui uma aprovação de 90% entre os críticos.

6. **Hotel Ruanda (2004)**
Um dos maiores genocídios da história recente africana é mostrado em Hotel Ruanda, cinebiografia do diretor Terry George (Em Nome do Pai). O enredo é baseado na história real de Paul Rusesabagina, um gerente de hotel que se tornou um herói durante o massacre Tutsi ocorrido em 1994, em Ruanda. O homem decide abrigar milhares de refugiados tutsis para que estes não sejam mortos por milícias hutus, algozes de uma carnificina que gerou cerca de 800 mil mortes no país da África Oriental. Don Cheadle (Invasão Secreta) dá vida ao personagem principal, enquanto Sophie Okonedo (Morte no Nilo), Nick Nolte (Noé), Fana Mokoena (Homem Caído) e Joaquin Phoenix (Beau Tem Medo) completam o elenco. Disponível no Amazon Prime Video, o filme apresenta nota 8,1 no IMDb e aprovação de 91% no Rotten Tomatoes.

7. **Capitão Phillips (2013)**
Além de Voo United 93, o diretor Paul Greengrass tem em sua filmografia um outro drama biográfico, que é Capitão Phillips. Estrelado por Tom Hanks (Mestres do Ar), o enredo é focado no sequestro do navio mercante estadunidense Maersk Alabama por piratas da Somália em 2009. O ator interpreta Richard Phillips, piloto da embarcação que foi sequestrado junto com outros tripulantes. O longa está disponível no Max e Netflix, além da plataforma gratuita Mercado Play. Outros nomes do elenco são Barkhad Abdi (O Milagre de Tyson), Catherine Keener (O Virgem de 40 Anos), Michael Chernus (Tommy), Barkhad Abdirahman (Ayaanle), entre outros. Vale lembrar que Capitão Phillips foi indicado a seis Oscar, incluindo Melhor Filme. Já no quesito médias do público e crítica, o longa obteve nota 7,8 no IMDb e aprovação de 93% no Rotten Tomatoes.

8. **12 Anos de Escravidão (2013)**
Disponível no Prime Video, o filme é protagonizado por Ejiofor no papel de Northup, um homem que vive livre com sua família em Nova Iorque, mas que após ser raptado ao buscar um novo emprego, se torna um trabalhador rural escravizado no sul dos Estados Unidos. Dentro de uma região que normaliza os horrores da escravidão, o protagonista encontra forças para fugir e reencontrar seus familiares. O longa retrata a luta de Solomon Northup (? – 1863), um homem negro livre que foi colocado na escravidão por 12 anos durante o século XIX. O elenco de peso é formado por Chiwetel Ejiofor (Doutor Estranho), Lupita Nyong’o (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre), Michael Fassbander (O Assassino), Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães), Brad Pitt (Babilônia), Sarah Paulson (American Horror Story) e Paul Dano (Sr. e Sra. Smith, a série). Além disso, a direção do drama é de Steve McQueen (Fome). Vencedor de três Oscar, sendo a principal a de Melhor Filme, 12 Anos tem nota 8,1 no IMDb e aprovação de 95% no ranking do Rotten Tomatoes.

9. **Fruitvale Station: A Última Parada (2013)**
O diretor Ryan Coogler e o astro Michael B. Jordan, ambos envolvidos em Pantera Negra (2018), trabalharam juntos em Fruitvale Station: A Última Parada. A cinebiografia traz às telas de cinema o assassinato de jovem afro-americano Oscar Grant, cujo vídeo de sua morte por policiais foi registrado por câmeras de celular e mobilizou os EUA contra o racismo praticado por oficiais de segurança. O longa não detalha somente o crime, como também a vida pregressa de Grant, mostrando as suas relações pessoais com a namorada e a filha pequena do casal. Além de Jordan, integram o elenco Melonie Diaz (Charmed), Octavia Spencer (Ma) e Kevin Durand (Planeta dos Macacos: O Reinado). As médias são de 7,5 no IMDb e aprovação de 94% no Rotten Tomatoes. O filme está no catálogo do Amazon Prime Video.

10. **A Lista de Schindler (1993)**
Dramas de guerra têm um grande potencial de fazer o público chorar. Mas no caso de A Lista do Schindler, o potencial passa a ser uma certeza. Afinal, o trabalho do diretor Steven Spielberg (Os Fabelmans) retrata a vida do empresário alemão Oskar Schindler, que durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) usou de seu poder e fortuna para salvar cerca de mil judeus do extermínio nazista. Sua cinebiografia pode ser vista no Prime Video, Netflix e Telecine. Liam Neeson (Missão Resgate) atua no papel principal, enquanto Ben Kingsley (Gandhi), Ralph Fiennes (franquia Harry Potter), Caroline Goodall (Risco Total) e Embeth Davidtz (Tempo) são outros nomes do elenco. Além de vencer sete Oscar, incluindo Melhor Filme, a trama obteve nota 9 no IMDb e aprovação de 98% no RT.

Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *